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Tipo de Documento: Monografia
Título: Avaliação do estigma face aos transtornos mentais de iniciantes e concludentes de Medicina da Universidade Federal de Sergipe
Autor(es): Leite, Érica Dayanne Meireles
Data do documento: 2015
Orientador: Sá, Helena Pinho de
Resumo: Objetivos: Avaliar o estigma em alunos iniciantes e concludentes em Medicina da Universidade Federal de Sergipe (UFS - São Cristóvão) face aos transtornos mentais (TM) e relacioná-lo à idade, ao gênero, ao contato com portador de TM e a quem foi esse portador. Métodos: Estudo transversal que avaliou 36 alunos iniciantes e 88 concludentes em Medicina por meio de questionário sociodemográfico e do AQ-27 de Corrigan et al. (2003), que avalia o estigma em relação a pessoas com TM. Resultados: A média da idade diferiu entre calouros e internos (p=0,01). Na análise das médias das dimensões do AQ-27, os internos obtiveram menor valor da “irritação” em relação aos calouros (p= 0,03). Na avaliação do AQ-27 em relação a quem era o portador de TM que se tinha contato, a “coação” diferiu (p=0,02), sendo maior naqueles que conheciam “familiar\amigo” em relação a “eu” (p=0,02). Conclusões: O estigma dos internos foi menor que o dos calouros, similar a dados existentes na literatura. Além disso, o estigma mostrou- se mais acentuado no familiar ou amigo portador de TM quando comparado ao próprio aluno.
Abstract: Objectives: Evaluate the stigma in medical students from Universidade Federal de Sergipe (UFS- São Cristovão) at the beginning and at the end of course about mental disorders, associates with age, genre, contact with mental patients and who the patient is. Methods: Cross-sectional study that evaluates 36 students at the beginning and 88 at the end of medicine course through socio- demographic questionnaire and AQ-27 from Corrigan et al.(2003), that measures stigma towards mental patient. Results: The age average have differed between those two groups (p=0,01). The analysis of dimensions average of the AQ-27, conclusives students have lower value of "irritation"(p=0,03). In the AQ-27 evaluation as those who have had mental patient's contact, the "coercion" have differed (p=0,02), and higher in those who have had family/friend with mental disorders than "self" (p=0,02). Conclusion: The stigma in conclusive students was lower than in the beginners agree with existing data in the literature. Additionally, the stigma shows more force to family or friend with mental disorders when compared to himself.
Palavras-chave: Estigma social
Transtornos mentais
Estudantes
Estudantes de medicina
Social stigma
Mental disorders
Students
Medical students
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Departamento: DME - Departamento de Medicina – Aracaju - Presencial
Citação: LEITE, Érica Dayanne Meireles. Avaliação do estigma face aos transtornos mentais de iniciantes e concludentes de Medicina da Universidade Federal de Sergipe. 2015. 44f. Monografia (Graduação em Medicina) - Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Departamento de Medicina, Universidade Federal de Sergipe, Aracaju, 2015.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22222
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