Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22223
Tipo de Documento: | Monografia |
Título : | Estratégias resolutivas de estudantes do 6° ano nos processos operatórios do campo aditivo |
Autor : | Santos, Larissa de Souza |
Fecha de publicación : | 19-feb-2025 |
Director(a): | Etcheverria, Teresa Cristina |
Resumen: | Este trabalho apresenta resultado de uma pesquisa que teve como objetivo identificar as estratégias resolutivas apresentadas por estudantes do 6a ano do ensino fundamental envolvendo os processos operatórios de adição e subtração no conjunto dos Números Naturais. O aporte teórico apoiou-se nas ideias de Vergnaud sobre o Campo Conceitual Aditivo e nas ideias de Humphreys e Parker para a discussão das estratégias resolutivas. Os dados foram coletados por meio da aplicação de um instrumento inicial contendo 5 problemas envolvendo as operações de adição e subtração, e também através dos problemas resolvidos durante a ação docente realizada. Os resultados nos permitem inferir que os estudantes apresentaram um bom desempenho nos problemas de transformação e composição, com menor nível de complexidade; contudo, na situação de composição de maior complexidade a taxa de acertos caiu e na categoria de comparação foi ainda menor. Também, constatamos que a estratégia mais utilizada foi o algoritmo tradicional no formato da "conta armada". Dentre as estratégias trabalhadas nesta investigação, "decompor uma das parcelas" e "arredondar o subtraendo" foram as mais utilizadas. Destacamos como um resultado positivo o fato de os alunos terem a iniciativa de criar uma estratégia própria, ao se inspirarem nas estratégias trabalhadas. |
Resumen : | This work presents the results of research that aimed to identify the solving strategies presented by students in the 6th year of elementary school involving the operational processes of addition and subtraction in the set of Natural Numbers. The theoretical contribution was based on Vergnaud's ideas about the Additive Conceptual Field and the ideas of Humphreys and Parker for the discussion of resolution strategies. Data were collected through the application of an initial instrument containing 5 problems involving the operations of addition and subtraction, and also through the problems solved during the teaching action carried out. The results allow us to infer that: students performed well in transformation and composition problems with a lower level of complexity; however, in the more complex composition situation the hit rate dropped to 64%; and in the comparison category it was even lower, 40%. Furthermore, we found that the most used strategy was the traditional algorithm in the "armed account" format (59.1%). Among the strategies used in this investigation, "decomposing one of the installments" and "rounding the subtrahend" were the most used, with 8.3% and 7.7%, respectively. We highlight as a positive result the fact that 10.6% of students took the initiative to create their own strategy, as they were inspired by the strategies worked on. |
Palabras clave : | Campo aditivo Estratégias resolutivas Ensino fundamental Matemática – Estudo e ensino Additive field Resolution strategies Elementary education |
Área CNPQ: | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma : | por |
Institución: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Departamento: | DMAI - Departamento de Matemática – Itabaiana - Preencial |
Citación : | SANTOS, Larissa de Souza. Estratégias resolutivas de estudantes do 6° ano nos processos operatórios do campo aditivo. 2025. 44 f. TCC (Graduação em Matemática) – Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, 2025. |
URI : | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22223 |
Aparece en las colecciones: | Matemática |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Larissa_Souza_Santos.pdf | 1,54 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.