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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22240
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Jesus, Expedito Andrade de | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-28T11:01:53Z | - |
dc.date.available | 2025-05-28T11:01:53Z | - |
dc.date.issued | 2025-02-25 | - |
dc.identifier.citation | JESUS, Expedito Andrade de. Análise da formação de licenciandos em física na perspectiva do materialismo histórico dialético: um estudo crítico no ensino de física no Instituto Federal de Sergipe campus Lagarto. 2025. 360 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22240 | - |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.subject | Materialismo histórico | por |
dc.subject | Ser social | por |
dc.subject | Dialética | por |
dc.subject | Ensino de física | por |
dc.subject | Professores - Formação | por |
dc.title | Análise da formação de licenciandos em física na perspectiva do materialismo histórico dialético: um estudo crítico no ensino de física no Instituto Federal de Sergipe campus Lagarto | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Souza, Divanizia Do Nascimento | - |
dc.description.resumo | Este estudo analisa a formação de Licenciandos em Física do Instituto Federal de Sergipe (IFS), Campus Lagarto, sob a perspectiva do Materialismo Histórico Dialético (MHD). Para isso, utiliza-se o método marxista, que integra teoria e práxis, e a análise é feita com base em documentos normativos, ancorados na Economia Política. O estudo rejeita abordagens positivistas, logicistas, empiristas e pós-modernistas, adotando a categoria da Totalidade, conforme Marx (1985). Por isso, foram considerados os diversos ângulos simultaneamente. Assim, a análise crítica da formação de professores de Física do IFS envolveu: o livro didático como ferramenta de trabalho; a Escola e a Universidade enquanto Aparelhos Ideológicos de Estado (AIE); e a condição do professor enquanto trabalhador em uma sociedade de classes. As suposições teóricas desta pesquisa baseiam-se no MHD, que não admite meio termo entre Idealismo e Materialismo, seguindo a posição de Lênin (1913). A realidade concreta tem prioridade sobre as ideias, e a verdade central aqui é a Mais-valia, descrita por Marx (1985), como sendo a principal lei do capitalismo e fundamento da exploração cotidiana. Professores de Física, nesse contexto, são vistos como intelectuais na sociedade de classes (Gramsci, 1974). Além disso, a pesquisa se fundamenta na categoria Ser-social, que, conforme Lukács (2018), define que o trabalho humano é o fundamento de todas as outras categorias como a razão, linguagem, lógica entre outras. A pesquisa adota uma abordagem quali-quantitativa com a aplicação de um questionário subjetivo e de entrevistas semiestruturadas aos estudantes do IFS com percentagem de 50% ou acima. Aplicando-se o método sociolinguístico de Volóchinov (2021) para análise do discurso. Além disso, foram feitas análise do livro didático (PNLD 2020) a partir do MHD e da Nova Retórica (Perelman; Tyteca, 2022), além de analisar o Currículo do IFS (Parecer CNE/CS/2017 e CS /2001) também foi possível comparar os termos Liberais e Socialistas na BNCC. Além de tudo, foi proposta uma sugestão de reforma na ementa da disciplina Filosofia da Educação no IFS. Os resultados gerais indicam uma visão hegemônica liberal nos ideais pedagógicos do currículo do IFS, ainda que o Ensino de Física no IFS não esteja totalmente reificado (Goldmann, 1967). A dissertação conclui defendendo uma mudança estrutural no Ensino de Física no IFS, seguindo os fundamentos da Pedagogia de Mészáros (2005). | pt_BR |
dc.publisher.program | Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.publisher.initials | Universidade Federal de Sergipe (UFS) | pt_BR |
dc.description.local | São Cristóvão | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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