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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorSilva, Rosianne Pereira-
dc.contributor.authorBertoldo, Tássia Alexandre Teixeira-
dc.contributor.authorWartha, Edson José-
dc.date.accessioned2025-05-28T18:45:23Z-
dc.date.available2025-05-28T18:45:23Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationSILVA, R. P.; BERTOLDO, T. A. T.; WARTHA, E. J. Padrões discursivos em rodas de conversa como estratégia de ensino. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemática, Belém, v. 17, n. 39, p. 108-128, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/10693. Acesso em: 28 maio 2025.pt_BR
dc.identifier.issn2317-5125-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22254-
dc.description.abstractThis paper establishes understanding epistemic practices and movements structured during science classes in elementary school using the conversation circles as a teaching strategy, based on the perspective discursive interactions. The data were collected by discussing Darwin's life and ideas in three conversation circles with two seventh-grade classrooms. We analyze and categorize epistemic movements and practices to identify the discursive interactions during the episodes. The results point to a dialogical communicative approach. The epistemic practices which stand out are associated with instances (producing relationships and mismatching theory and evidence, respectively). The teacher's actions are focused on designing, constructing, and understanding the student interaction. Besides theeng
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.relation.ispartofAmazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticapt_BR
dc.subjectRoda de conversapor
dc.subjectPadrões discursivospor
dc.subjectMovimentos e práticas epistêmicaspor
dc.subjectYarning circleeng
dc.subjectDiscursive patternseng
dc.subjectEpistemic movements and practiceseng
dc.titlePadrões discursivos em rodas de conversa como estratégia de ensinopt_BR
dc.title.alternativeDiscursive patterns in yarning circle as a teaching strategyeng
dc.typeArtigopt_BR
dc.identifier.licenseCreative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0)pt_BR
dc.description.resumoNeste estudo, analisamos os padrões discursivos em aulas de ciências no Ensino Fundamental usando como estratégia de ensino a Roda de Conversa, na abordagem do tema “Evolução”, tendo como eixo orientador os aspectos sociais, tecnológicos e científicos da Vida de Darwin, que permitem estabelecer estratégias focadas no diálogo, no questionamento e na argumentação. Orientados pelos estudos etnográficos, acompanhamos o desenvolvimento de três Rodas de Conversa, ao longo de três semanas, com duas turmas de estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental. Exploramos interações discursivas nesse evento, caracterizando as práticas discursivas, os movimentos e práticas epistêmicas que ocorriam no decorrer das Rodas de Conversa. Os resultados indicaram o modo pelo qual os processos de aprendizagem se constituíram mediante articulações entre tais movimentos, bem como as relações entre eles. Verificamos que nos episódios em que há predominância de abordagem comunicativa dialógica, as práticas epistêmicas que se destacam estão na instância da comunicação e avaliação do conhecimento, e os movimentos epistêmicos desenvolvidos pela professora são de reelaboração, instrução e compreensão. Por outro lado, quando buscamos as relações entre os movimentos e as práticas epistêmicas, verificamos que estas últimas, desenvolvidas pelos estudantes, têm forte relação com as ações da professora.pt_BR
dc.description.localBelémpt_BR
Aparece en las colecciones: DQI - Artigos de periódicos

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