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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22266
Tipo de Documento: | Monografia |
Título: | Estigma face ao transtorno mental em estudantes iniciantes e concludentes de Medicina e Enfermagem da Universidade Federal de Sergipe-São Cristóvão |
Autor(es): | Almeida, Joara Santos |
Data do documento: | 2015 |
Orientador: | Sá, Helena Pinho de |
Resumo: | Objetivos: Avaliar o estigma nos alunos iniciantes e concludentes de Medicina e Enfermagem da UFS e a relação com o gênero, contato com portador de transtorno mental (TM) e quem foi esse contato. Métodos: Estudo transversal com aplicação dos questionários sóciodemográfico e o AQ-27 para avaliação do estigma face a esses transtornos nos 171 estudantes referidos acima. Os dados foram analisados através do SPSS v. 21.0. Resultados: As dimensões do AQ-27 comparadas entre os grupos revelou diferença com significância estatística para “periculosidade”, “segregação”, “evitamento” e “ajuda”, sendo as médias das três primeiras maiores e a da última menor nos calouros. As mulheres apresentaram média estatisticamente maior para “medo”. A média de “pena” daqueles com contato positivo foi estatisticamente maior que aqueles sem contato e quando o portador de transtorno mental foi o próprio aluno, o evitamento foi maior no “eu” em relação a “outro”. Conclusões: Os concludentes apresentaram estigma menor do que os calouros, corroborando com a literatura e evidenciando a importância das disciplinas de saúde mental da graduação. Porém, verificou-se maior estigma de si próprio quando comparado a outros. |
Abstract: | Objectives: To evaluate stigma among students of the first and last grade of medical and nursing graduating courses at UFS in terms of gender, contact with patients with mental disorders and who had contact with them. Methods: Cross-sectional study with application of socio-demographic questionnaire and the AQ-27 to evaluate the stigma dealing with these disorders in 171 students mentioned above. Data were analyzed using the SPSS v. 21.0. Results: The AQ-27 dimensions compared between groups revealed statistically significant difference for "dangerousness", "segregation", "avoidance" and "help", being the average of the top three first and the last lower in the beginners. Women had statistically greater mean to "fear". The average "pity" of those with positive contact was statistically higher than those without contact and when the mental patients was the student himself, the avoidance was higher in the "I" in relation to "other". Conclusions: The veterans showed less stigma than the beginners, corroborating the literature and highlighting the importance of mental health disciplines graduation. However, there was greater stigma itself when compared to others. |
Palavras-chave: | Estigma Transtorno mental Educação Médica AQ-27 Stigma Mental disorder Medical Education AQ-27 |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe |
Departamento: | DME - Departamento de Medicina – Aracaju - Presencial |
Citação: | ALMEIDA, Joara Santos. Estigma face ao transtorno mental em estudantes iniciantes e concludentes de Medicina e Enfermagem da Universidade Federal de Sergipe-São Cristóvão. 2015. 46f. Monografia (Graduação em Medicina) - Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Departamento de Medicina, Universidade Federal de Sergipe, Aracaju, 2015. |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22266 |
Aparece nas coleções: | Medicina |
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