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Tipo de Documento: Monografia
Título: Transtorno mental comum entre estudantes de medicina de dois diferentes modelos de ensino
Autor(es): Correia, Louise Lorena Araujo São Mateus
Data do documento: 2015
Orientador: Costa, Edméa Fontes de Oliva
Resumo: INTRODUÇÃO: Estudos demonstram alta prevalência de Transtornos Mentais Comuns (TMC) entre estudantes e profissionais da área da saúde. TMC correspondem a sintomas psíquicos menores, mas relevantes na saúde pública pela redução do desempenho que geram, evoluindo para transtornos mentais graves. Assim, sua identificação é fundamental para prevenção entre estudantes de medicina que cuidarão de outros. OBJETIVOS: Estimar a prevalência de TMC e fatores associados entre estudantes de dois cursos de medicina com método de ensino diferente (Tradicional e Aprendizagem Baseada em Problemas-ABP) numa mesma Universidade Pública brasileira. MÉTODOS: Estudo transversal com discentes de medicina do 3° semestre dos dois diferentes cursos, utilizando o Self Report Questionnaire (SRQ-20) para identificar TMC e outro questionário sobre características sóciodemográficas, psicoemocionais e processo educacional. Analise descritiva e multivariada por regressão logística. RESULTADOS: Prevalência de TMC no Tradicional foi 60%, enquanto no ABP 50%. Fatores associados: Tradicional: não ter suporte emocional(OR3) e desempenho acadêmico insatisfatório (OR6); e ABP: usar droga lícita(OR15) e descontentamento com estratégias de ensino(OR10). CONCLUSÃO: A alta prevalência de sintomas psicopatológicos com variáveis associadas ao processo educacional indica a necessidade de mudanças.
Abstract: INTRODUCTION: Studies have shown high prevalence of Common Mental Disorders (CMD) among students and health professionals. CMD corresponds to minor psychiatric symptoms, but are relevant in public health because they cause reduced performance which may progress to severe mental disorders. Thus, its early detection is the key to prevention among medical students who shall be responsible for the health of others. OBJECTIVES: To estimate the prevalence of CMD and associated factors among students from two medical schools with different teaching methods (traditional and Problem Based Learning-PBL) in the same Brazilian University. METHODS: Cross- sectional study with medical students enrolled in the 3rd semester of both courses using the Self Report Questionnaire (SRQ-20) to identify CMD and another questionnaire about socio-demographic, psycho-emotional and educational process. Descriptive and multivariate analysis by logistic regression. RESULTS: Prevalence of CMD in the Traditional was 60%, while the PBL, 50%. Associated factors: Traditional: none psychological support(OR3), unsatisfactory performance(OR6); PBL: licite drug use (OR15), dissatisfaction with teaching(OR10). CONCLUSION: The high prevalence of psychopathological symptoms with variables associated with the educational process indicates the need for change.
Palavras-chave: Saúde mental
Transtorno Mental
Educação Médica
Estudantes de Medicina
Saúde Ocupacional
Mental Health
Mental Disorders
Medical Students
Medical Education
Occupational Health
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Departamento: DME - Departamento de Medicina – Aracaju - Presencial
Citação: CORREIA, Louise Lorena Araujo São Mateus. Transtorno mental comum entre estudantes de medicina de dois diferentes modelos de ensino. 70f. Monografia (Graduação em Medicina) - Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Departamento de Medicina, Universidade Federal de Sergipe, Aracaju, 2015.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22272
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