Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22273
Tipo de Documento: Artigo
Título : O gênero folheto na aula de língua espanhola: o dezembro vermelho em questão
Otros títulos : The leaflet genre in the spanish language class: HIV/AIDS awareness month in question
Autor : Santos, Jakelliny Almeida
Rosa, Acassia dos Anjos Santos
Fecha de publicación : sep-2021
Resumen: Este trabalho, situado na área da educação linguística do espanhol, tem por objetivo relatara experiência prática vivenciada, por meio do Programa Residência Pedagógica da Universidade Federal de Sergipe, no Centro de Excelência Dom Luciano José Cabral Duarte cuja instituição localiza-se em Aracaju/SE. Para tal, foram selecionadas duas aulas, na modalidade remota, ministradas para uma turma do 3° ano do ensino médio. Partimos das competências, tecnologias e habilidades, da Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018) e dos postula dos da educação intercultural (MENDES, 2010) para fundamentar o estudo do gênero folheto (MARCUSCHI, 2008). A temática selecionada está vinculada à prevenção do HIV (sigla em inglês para Vírus da Imunodeficiência Humana) vírus causador da AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) e, por meio do estudo do gênero folheto em espanhol, buscamos promover conscientização da prevenção sexual. Os encontros foram realizados nos dias 5 e 10/12/2020, tendo como público-alvo estudantes entre 15 e 19 anos. Em síntese, as e os estudantes participaram expondo suas dúvidas e compartilhando saberes oriundos de suas subjetividades e do meio social em que estão inseridas e inseridos. Assim, foi possível estimular debates construtivos acerca da relevância da prevenção sexual bem como elucidar mitos e verdades sobre a AIDS.
Resumen : This work, located in the area of Spanish language education, aims at reporting the practical experience lived through Programa Residência Pedagógica of Universidade Federal de Sergipe at Centro de Excelência Dom Luciano José Cabral Duarte whose institution is located in Aracaju/SE. To this end, two classes were selected, in the remote mode, taught to a class of 3rd grade students of high school. We started from the competences, technologies and abilities, according to Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018) and the intercultural education postulates (MENDES, 2010) to support the study of the leaflet genre (MARCUSCHI, 2008). The selected theme is linked to the prevention of HIV (human immunodeficiency virus), virus that causes AIDS (Acquired Immunodeficiency Syndrome), and, through the study of the leaflet genre in Spanish, we seek to raise awareness regarding sexually transmitted diseases prevention. The meetings were held on December 5 and 10, 2020, having students between 15 and 19 years of age as their target audience. In short, the students participated by asking questions and sharing knowledge arising from their subjectivity and social environment in which they are inserted. Thus, it was possible to stimulate constructive discussions on the relevance of sexually transmitted diseases prevention as well as elucidate myths and truths about AIDS.
Palabras clave : Espanhol
Folheto
AIDS
Programa Residência Pedagógica (RP)
Spanish
Leaflet
ISSN : 1983-3857
Es parte de: Olhares e Trilhas
Idioma : por
Institución / Editorial : Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Uberlândia (ESEBA/UFU)
Citación : SANTOS, J. A.; ROSA, A. A. S. O gênero folheto na aula de língua espanhola: o dezembro vermelho em questão. Olhares e Trilhas, Uberlândia, v. 23, n. 3, p. 1377–1397, jul./set. 2021. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/60178/32697. Acesso em: 29 maio 2025.
License: Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0)
URI : https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22273
Aparece en las colecciones: DLES - Artigos de periódicos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
FolhetoAulaLinguaEspanhola.pdf355,4 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.