Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22278
Tipo de Documento: Artigo
Título: Atitudes, conhecimento e barreiras científicas entre estudantes de medicina de uma universidade em Sergipe: estudo longitudinal
Título(s) alternativo(s): Scientific attitudes, knowledge and barriers among medical students of a university in Sergipe: a longitudinal study
Autor(es): Figueiredo, Wasley Pereira Santos
Nunes, Tiago da Silva
Faro, Lara do Livramento
Lima, Rosiane Santana Andrade
Tanajura, Diego Moura
Data do documento: Fev-2021
Resumo: Introdução: A participação em atividades extracurriculares como a pesquisa e extensão permitem o desenvolvimento de habilidades nos estudantes. Entretanto, a literatura relata a existência de barreiras para o desenvolvimento da prática científica na graduação. Estudos anteriores conseguiram avaliar a população alvo apenas em um único momento. Objetivos:Avaliar longitudinalmente os níveis de conhecimento, atitudes e barreiras científicas de estudantes de medicina. Casuística e Métodos: Estudo observacional longitudinal realizado com acadêmicos de medicina do Campus Prof. Antônio Garcia Filho da Universidade Federal de Sergipe. Aplicou-se um questionário a 23 discentes em dois momentos diferentes, 2015 e 2017, possuindo 4 seções: Demográfica, Conhecimento Científico, Atitudes Favoráveis a Prática Científica e Barreiras para vivência Científica. Resultados: No período analisado, ocorreu crescimento de mais de 300% (p < 0,0001) na participação de estudantes em Ligas Acadêmicas, bem como no que diz respeito às suas atitudes científicas (aumento de 21,80%; p < 0,01). Ao avaliar os escores de conhecimento e barreiras científicas não foi observado diferença entre os dois períodos avaliados. Na análise das barreiras isoladamente, no entanto, constatou-se aumento significativo (p < 0,05) da dedicação nas atividades curriculares e falta de familiaridade com estatística, também houve aumento da porcentagem de alunos que não viam aplicação da pesquisa em sua futura profissão. Conclusão:Apesar da melhora dasatitudes, houve aumento das barreiras científicas. Sendo assim, percebe-se a necessidade de reduzir as dificuldades encontradas pelos estudantes e estimular ainda mais a prática científica.
Abstract: Introduction: Extracurricular activities participation such as research and extension allow students to develop skills. However, the literature reports the existence of barriers to the development of scientific practice in undergraduate courses. Previous studies were able to assess the target population only in a single moment. Objectives: To evaluate longitudinally the levels of knowledge, attitudes and scientific barriers of medical students. Casuistics and Methods: Longitudinal observational study carried out with medical students from Campus Prof. Antônio Garcia Filho of the Federal University of Sergipe. A questionnaire was applied to 23 students at two different times, 2015 and 2017, with 4 sections: Demographic, Scientific Knowledge, Favorable Attitudes to Scientific Practice and Barriers to Scientific experience. Results: In the analyzed period, there was an increase of more than 300% (p <0.0001) in the participation of students in Academic Leagues, as well as with regard to their scientific attitudes (increase of 21.80%; p <0, 01). When assessing knowledge scores and scientific barriers, no difference was observed between the two periods. Although, in the analysis of barriers alone, there was a significant increase (p <0.05) in dedication to curricular activities, lack of familiarity with statistics, and there was also an increase in the percentage of students who did not see the application of research in their future profession. Conclusion: Despite the improvement in attitudes, there was an increase in scientific barriers. Thus, there is a need to reduce the difficulties encountered by students and further encourage scientific practice.
Palavras-chave: Educação em saúde
Ciência
Aprendizagem baseada em problemas
Estudantes de medicina
Health education
Science
Problem-based learning
Medical students.
ISSN: 1679-9836
Parte de : Revista de Medicina
Idioma: por
Instituição/Editora: Universidade de São Paulo
Citação: FIGUEIREDO, W. P. S. et al. Atitudes, conhecimento e barreiras científicas entre estudantes de medicina de uma universidade em Sergipe: estudo longitudinal. Revista de Medicina, São Paulo, v. 100, n. 1, p. 1-7, jan./fev. 2021. Disponível em: https://revistas.usp.br/revistadc/article/view/169696. Acesso em: 29 maio 2025.
Licença: Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-SA 4.0)
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22278
Aparece nas coleções:DESL - Artigos de periódicos
DMEL - Artigos de periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BarreirasCientificasEstudantesMedicina.pdf372,5 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
KnowledgeBarriersMedicalStudents.pdf412,61 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.