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dc.contributor.authorFerreira, Regiane Rosa Boaventura-
dc.date.accessioned2025-05-30T12:46:26Z-
dc.date.available2025-05-30T12:46:26Z-
dc.date.issued2025-04-14-
dc.identifier.citationFerreira, Regiane Rosa Boaventura. Propaganda política nas redes sociais : estratégias de mobilização e identificação na era digital utilizadas por Bolsonaro nas eleições de 2018. São Cristóvão, 2025. Monografia (graduação em Relações Internacionais) – Departamento de Relações Internacionais, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22293-
dc.description.abstractThis work examines the impact of social networks and algorithms on the rise of the far right and, consequently, on the election of Jair Bolsonaro as President of Brazil in 2018. It will explore how social networks have become an important tool in the dissemination of political campaigns and the mobilization of voters, comparing with the political propaganda during the Nazi regime. The role of algorithms in selecting content on social networks is also highlighted. In addition, the work will be based on the theories of Gustave Le Bon, Sigmund Freud, and Whilhelm Reich about the formation of crowds and psychological masses, the importance of leader influence and identification in the formation of these masses. Thus, this work seeks to understand how the Brazilian far right used social networks and algorithms to elect Jair Bolsonaro in 2018, analyzing Jair Bolsonaro's speeches on X and examining the characteristics that generate identification with the leader.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectRelações internacionaispor
dc.subjectEnsino superior (UFS)por
dc.subjectRedes sociais (Propaganda política)por
dc.subjectAlgoritmospor
dc.subjectExtrema direitapor
dc.subjectJair Bolsonaro (Eleições 2018)por
dc.subjectComunicação de massapor
dc.subjectSocial mediaeng
dc.subjectAlgorithmseng
dc.subjectFar righteng
dc.subjectJair Bolsonaroeng
dc.subjectMass psychologyeng
dc.titlePropaganda política nas redes sociais : estratégias de mobilização e identificação na era digital utilizadas por Bolsonaro nas eleições de 2018pt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Campos, Geraldo Adriano Godoy de-
dc.description.resumoEste trabalho aborda a influência das redes sociais e algoritmos na ascensão da extrema direita e, consequentemente, na eleição de Jair Bolsonaro como presidente do Brasil em 2018. Será explorado como as redes sociais se tornaram uma ferramenta importante na divulgação de campanhas políticas e na mobilização de eleitores, comparando com a propaganda política durante o regime nazista. Destaca-se também o papel dos algoritmos na seleção de conteúdo nas redes sociais. Ademais, o trabalho terá como base as teorias de Gustave Le Bon, Sigmund Freud e Whilhelm Reich sobre a formação de multidões e massas psicológicas, a importância da influência do líder e da identificação na formação dessas massas. Dessa forma, este trabalho busca compreender como a extrema-direita brasileira utilizou as redes sociais e algoritmos para eleger Jair Bolsonaro em 2018, analisando os discursos de Jair Bolsonaro no X e examinando as características que geram identificação com o líder.pt_BR
dc.publisher.departmentDRI - Departamento de Relações Internacionaispt_BR
dc.subject.cnpqOUTROS::RELACOES INTERNACIONAISpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
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