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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22297
Tipo de Documento: | Monografia |
Título: | Prevalência da Síndrome de Burnout e fatores associados entre docentes da área da saúde na Universidade Federal de Sergipe |
Autor(es): | Lucas, Luana Helena Martins |
Data do documento: | 2015 |
Orientador: | Costa, Edméa Fontes Oliva |
Resumo: | OBJETIVOS: estimar a prevalência de Síndrome de Burnout (SB) e fatores associados entre Docentes da Área da Saúde de uma Universidade pública do nordeste do Brasil, além de identificar as dimensões mais comprometidas e seus níveis. MÉTODO: Estudo analítico transversal, através dos seguintes instrumentos: 1-Questionário elaborado pelos autores e testado em estudo piloto anterior sobre características sócio- demográficas, pessoais e profissionais; 2- Malasch Burnout Inventory (MBI-ED) para investigação de SB em docentes. Análise dos dados através da estatística descritiva, cálculos das Razões de Prevalência e análise multivariada por regressão logística para identificar os fatores associados. RESULTADOS: A prevalência de SB foi 6,6% quando analisadas as três dimensões e, usando apenas duas dimensões (exaustão e despersonalização), 42,26% dos docentes estariam comprometidos, pois a dimensão eficácia profissional se manteve preservada atuando como fator protetor. Permaneceu como fator associado à SB após regressão logística a autoavaliação de tensão emocional feita pelos docentes (OR=1,36). CONCLUSÃO: A prevalência de SB associada à tensão emocional referida pelos docentes demonstra que estes conseguem se autoavaliar adequadamente e que o problema é relevante, pois se medidas preventivas imediatas não forem instituídas também a dimensão eficácia profissional será comprometida com consequente agravamento dos sintomas detectados e piora no desempenho laboral. Dessa forma, torna-se indispensável que a nossa comunidade acadêmica e aquelas de perfil semelhante reflitam sobre sua responsabilidade na promoção, prevenção e terapêutica do quadro detectado. |
Abstract: | OBJECTIVES: to assess the prevalence of Burnout Syndrome (SB) and and to identify potential associated factors among medical, dental and nursing professors from a public University in Brazil´s Northeast. Also identify the most affected dimensions and the degree of damage. METHODS: Cross-sectional descriptive study in the first half of 2014, with the university professors of Medicine, Dentistry and Nursing, that answered two questionnaires self applicable, one developed by the authors on socio-demographic, occupational and personal characteristics and the Maslach Burnout Inventory Educators - MBI-ED for investigation of burnout syndrome and its three dimensions. Descriptive statistics and multivariate analysis of variables was performed using logistic regression. RESULTS: the SB prevalence was 6.6% when analyzed the 3 dimensions, and 42.3% using only two dimensions: Exhaustion and Cynicism; the Professional Efficiency dimension kept preserved and acting as strong protection factor. Self-evaluation with Emotional Tension stood as a factor related to SB within the teachers (OR=1,36). CONCLUSION: The prevalence of SB related with emotional tension, referred by the professors, shows that they can self-evaluate properly and that the problem is relevant because if we do not take preventive measures we will compromise the professional efficiency, with consequent worsening of the symptoms. Preventive and intervention measures must be adopted and longitudinal studies should be conducted. |
Palavras-chave: | Saúde mental Docentes Saúde do trabalhador Medicina Enfermagem Odontologia Burnout Mental health Occupational health Medicine Nursing Dentistry Burnout |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe |
Departamento: | DME - Departamento de Medicina – Aracaju - Presencial |
Citação: | LUCAS, Luana Helena Martins. Prevalência da Síndrome de Burnout e fatores associados entre docentes da área da saúde na Universidade Federal de Sergipe. 66f. Monografia (Graduação em Medicina) - Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Departamento de Medicina, Universidade Federal de Sergipe, Aracaju, 2015 |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22297 |
Aparece nas coleções: | Medicina |
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