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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22311
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Alves, Cleciane Santos | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-30T19:19:44Z | - |
dc.date.available | 2025-05-30T19:19:44Z | - |
dc.date.issued | 2025 | - |
dc.identifier.uri | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22311 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Letramento e prática político-cidadã: leitura da Constituição em miúdos I no ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Letramento – aspectos sociais | por |
dc.subject | Leitura | por |
dc.subject | Ensino fundamental | por |
dc.subject | Direito constitucional | por |
dc.subject | Brasil | por |
dc.subject | Literatura infanto juvenil | por |
dc.subject | Prática político-cidadã | por |
dc.subject | Constituição em Miúdos I | por |
dc.title | (Caderno) Letramento e prática político-cidadã: leitura da Constituição em miúdos I no ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Caderno pedagógico | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Damaceno, Taysa Mércia dos Santos Souza | - |
dc.description.resumo | Você, professor, encontrará neste caderno um Módulo Didático(MD) intitulado Cidadania em ação: da obra Constituição em Miúdos I à prática político-cidadã, organizado em 8 etapas que priorizará o letramento crítico dos alunos. A referida abordagem busca tornar os conteúdos da Carta Magna mais acessíveis e significativos para os estudantes, incentivando reflexões críticas sobre direitos e deveres fundamentais, bem como a construção de uma consciência cidadã ativa e engajada. O MD foi aplicado na turma do 9º ano C do Colégio Estadual Dr. Evandro Mendes, localizado em Lagarto/SE, e se mostrou uma oportunidade valiosa para despertar nos alunos o interesse pela Constituição Federal e pelos princípios que regem uma sociedade democrática que preza pelo bem comum. O respectivo módulo possibilitou uma abordagem dinâmica e envolvente nas aulas de Língua Portuguesa. Ao trabalhar com temas que instigam a reflexão crítica, os alunos foram incentivados a se engajar ativamente nas discussões, reconhecendo a importância da colaboração, o que favoreceu a participação de todos, respeitando as particularidades de cada aluno e promovendo um ambiente inclusivo. Dessa forma, não apenas o conteúdo foi aprendido, mas também desenvolveu-se uma maior consciência sobre a importância do trabalho coletivo na construção do conhecimento. Por fim, desejo que este caderno pedagógico seja uma ferramenta útil para a prática docente, oferecendo subsídios para o desenvolvimento de atividades que promovam o letramento crítico-social da juventude. Sendo assim, espero que ele contribua para uma prática pedagógica mais reflexiva, engajada e transformadora, de modo que as aulas de Língua Portuguesa sejam, cada vez mais, espaços de formação cidadã e de fortalecimento da consciência crítica dos nossos jovens. | pt_BR |
dc.publisher.program | Pós-Graduação Profissional em Letras | pt_BR |
dc.description.local | São Cristóvão | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Letras (recursos educacionais e técnicos) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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CLECIANE_SANTOS_ALVES-Caderno.pdf | 25,81 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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