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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAlves, Cleciane Santos-
dc.date.accessioned2025-05-30T19:19:44Z-
dc.date.available2025-05-30T19:19:44Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22311-
dc.languageporpt_BR
dc.relation.ispartofLetramento e prática político-cidadã: leitura da Constituição em miúdos I no ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectLetramento – aspectos sociaispor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectEnsino fundamentalpor
dc.subjectDireito constitucionalpor
dc.subjectBrasilpor
dc.subjectLiteratura infanto juvenilpor
dc.subjectPrática político-cidadãpor
dc.subjectConstituição em Miúdos Ipor
dc.title(Caderno) Letramento e prática político-cidadã: leitura da Constituição em miúdos I no ensino fundamentalpt_BR
dc.typeCaderno pedagógicopt_BR
dc.contributor.advisor1Damaceno, Taysa Mércia dos Santos Souza-
dc.description.resumoVocê, professor, encontrará neste caderno um Módulo Didático(MD) intitulado Cidadania em ação: da obra Constituição em Miúdos I à prática político-cidadã, organizado em 8 etapas que priorizará o letramento crítico dos alunos. A referida abordagem busca tornar os conteúdos da Carta Magna mais acessíveis e significativos para os estudantes, incentivando reflexões críticas sobre direitos e deveres fundamentais, bem como a construção de uma consciência cidadã ativa e engajada. O MD foi aplicado na turma do 9º ano C do Colégio Estadual Dr. Evandro Mendes, localizado em Lagarto/SE, e se mostrou uma oportunidade valiosa para despertar nos alunos o interesse pela Constituição Federal e pelos princípios que regem uma sociedade democrática que preza pelo bem comum. O respectivo módulo possibilitou uma abordagem dinâmica e envolvente nas aulas de Língua Portuguesa. Ao trabalhar com temas que instigam a reflexão crítica, os alunos foram incentivados a se engajar ativamente nas discussões, reconhecendo a importância da colaboração, o que favoreceu a participação de todos, respeitando as particularidades de cada aluno e promovendo um ambiente inclusivo. Dessa forma, não apenas o conteúdo foi aprendido, mas também desenvolveu-se uma maior consciência sobre a importância do trabalho coletivo na construção do conhecimento. Por fim, desejo que este caderno pedagógico seja uma ferramenta útil para a prática docente, oferecendo subsídios para o desenvolvimento de atividades que promovam o letramento crítico-social da juventude. Sendo assim, espero que ele contribua para uma prática pedagógica mais reflexiva, engajada e transformadora, de modo que as aulas de Língua Portuguesa sejam, cada vez mais, espaços de formação cidadã e de fortalecimento da consciência crítica dos nossos jovens.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação Profissional em Letraspt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
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