Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22378
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBarreto, Dinalva Matos Silva-
dc.date.accessioned2025-06-04T19:36:04Z-
dc.date.available2025-06-04T19:36:04Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22378-
dc.languageporpt_BR
dc.relation.ispartofO relato pessoal: explorando o protagonismo negro em A cor da ternura, de Geni Guimarãespt_BR
dc.subjectFicção brasileirapor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectNegros na literaturapor
dc.subjectGuimarães, Geni Mariano, 1947por
dc.subjectCrítica e interpretaçãopor
dc.subjectRelato pessoalpor
dc.subjectProtagonismo negropor
dc.title(Caderno) O relato pessoal: explorando o protagonismo negro em A cor da ternura, de Geni Guimarãespt_BR
dc.typeCaderno pedagógicopt_BR
dc.contributor.advisor1Damaceno, Taysa Mércia dos Santos Souza-
dc.description.resumoEste caderno pedagógico é um recurso educacional que resulta do Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional (PROFLETRAS), da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Tem como objetivo fornecer um material complementar ao professor do 9º ano do Ensino Fundamental - Anos Finais, orientando o trabalho com o gênero relato pessoal, a partir de um estudo sobre o protagonismo em A cor da ternura, de Geni Guimarães. O livro, de caráter relato pessoal, aborda a infância de uma menina negra e suas vivências de descoberta, afeto e enfrentamento do racismo. A proposta é explorar a leitura da obra de maneira crítica e sensível, promovendo reflexões sobre identidade e memória. A escolha dessa obra se justifica pela sua importância na literatura afro-brasileira e também pelo seu potencial de incentivar o protagonismo negro além de estimular a oralidade do relato pessoal, gênero que aproxima a literatura da experiência de vida dos estudantes. A escolha do Caderno Pedagógico deu-se porque ele é uma ferramenta didática voltada diretamente para a sala de aula. É um recurso de apoio prático e que pode ser adaptado às realidades e necessidades dos estudantes. Para o desenvolvimento do Caderno Pedagógico, foi elaborada uma Sequência Didática, que, segundo Schneuwly e Dolz (2004, p. 82), “é um conjunto de atividades escolares organizadas, de maneira sistemática, em torno de um gênero textual oral ou escrito”. Foi elaborado também um jogo de tabuleiro, intitulado Trilhas da vida, onde os jogadores percorrem um tabuleiro, enfrentando desafios e contando relatos pessoais envolventes com base em cartas de eventos da vida, baseadas em diferentes situações.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação Profissional em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Ribeiro, Maria Aparecida Silva-
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
Aparece nas coleções:Letras (recursos educacionais e técnicos)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DINALVA_MATOS_SILVA_BARRETO-Caderno.pdf15,4 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.