Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22395
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorGalvão, Nadielli Maria dos Santos-
dc.date.accessioned2025-06-05T18:07:49Z-
dc.date.available2025-06-05T18:07:49Z-
dc.date.issued2022-12-
dc.identifier.citationGALVÃO, N. M. S. Relato de experiência da aplicação de uma WebQuest na disciplina de Contabilidade Comercial. Biblos: Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade (REPeC), Brasília, v. 16, n. 4, p. 428-449, out./dez. 2022. Disponível em: https://www.repec.org.br/repec/article/view/3138. Acesso em: 5 jun. 2025.pt_BR
dc.identifier.issn1981-8610-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22395-
dc.description.abstractObjective: To present an experience report regarding the WebQuest strategy adopted in the Commercial Accounting course of an undergraduate program in Accountancy. Method: This study was conducted in the Commercial Accounting course of the Accountancy program at the Federal University of Sergipe at Itabaiana. WebQuest was used to address “Taxes: why and what for?” and the students were asked to develop a podcast on the subject. Results: The students were satisfied with the interaction WebQuest provided, considering its user-friendly structure. Additionally, the students considered that the activity was challenging and exciting and promoted creativity. The main difficulty concerned audio editing though. This matter was verified when the professor who proposed WebQuest found that most groups did not perform this aspect appropriately for a podcast.Contributions: This study may encourage other professors to adopt this strategy in their pedagogical practice, selecting teaching-learning strategies more aligned with modern cognitive demands.eng
dc.languageporpt_BR
dc.publisherAcademia Brasileira de Ciências Contábeis (ABRACICON)pt_BR
dc.relation.ispartofRevista de Educação e Pesquisa em Contabilidade (REPeC)pt_BR
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectPodcastpor
dc.subjectWebQuestpor
dc.subjectLearningeng
dc.titleRelato de experiência da aplicação de uma WebQuest na disciplina de Contabilidade Comercialpt_BR
dc.title.alternativeExperience report concerning the application of WebQuest in a Commercial Accounting courseeng
dc.typeArtigopt_BR
dc.identifier.licenseCreative Commons Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)pt_BR
dc.description.resumoObjetivo: Apresentar um relato de experiência sobre a adoção da metodologia WebQuest na disciplina de Contabilidade Comercial em um curso de Ciências Contábeis. Método: O estudo foi realizado na Universidade Federal de Sergipe, no campus de Itabaiana, no curso de Ciências Contábeis, no componente curricular Contabilidade Comercial. A WebQuestt trabalhou o tema “Tributos: por que e para quê?”, e a tarefa proposta era elaborar um podcast sobre o assunto. Resultados: Verificou-se que os estudantes ficaram satisfeitos com a interação por meio da WebQuest, considerando sua estrutura fácil e simples de ser compreendida. Além disso, esses estudantes consideraram que a atividade promoveu a criatividade, foi desafiadora e interessante. No entanto, a principal dificuldade apontada foi a questão da edição do áudio, situação comprovada no momento da avaliação das tarefas, visto que a professora, proponente da WebQuest, percebeu que boa parte dos grupos não realizou tal aspecto de forma apropriada para um podcast. Contribuições: O trabalho pode levar outros professores a adotarem a metodologia em suas práticas pedagógicas por meio da seleção de estratégias de ensino-aprendizagem mais alinhadas com as demandas cognitivas contemporâneas.pt_BR
dc.description.localBrasíliapt_BR
Aparece en las colecciones: DCC - Artigos de periódicos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
AplicacaoWebQuestContabilidadeComercial.pdf712,65 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
ApplicationWebQuestCommercialAccounting.pdf713,23 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.