Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22407
Tipo de Documento: Dissertação
Título: Narrativas em abismos: a mise en abyme e a paródia em A audácia dessa mulher, de Ana Maria Machado
Autor(es): Leite, Luana Santana
Data do documento: 19-Fev-2025
Orientador: Mendonça, Fernando de
Resumo: Esta dissertação sobre A Audácia Dessa Mulher (1999), de Ana Maria Machado, tem o objetivo de apresentar a obra a partir de recursos teóricos da Mise em abyme (Dällenbach, 1975, 1989), que coloca um texto dentro de outro, a partir de narrativas que se encaixam e se duplicam através do fenômeno especular na literatura pela construção no romance de três narrativas diferentes, mas que se complementam, com relação às personagens não só de seu livro, mas também com as de Dom casmurro (1899). Para isso, tomo como base teórica “The mirror in the text” (1989) de Lucien Dallenbach, no qual o autor desenvolve as teorias de especularidade partindo da literatura, porém buscarei ampliá-las em uma perspectiva sociocrítica (Labeille, 2011). Além disso, abordarei a Metaficção, fenômeno de autorreferência ficcional em que uma obra se reflete ou se duplica sobre si mesma, provocando uma autoconsciência de seu caráter ficcional. Isso é apresentado na obra a partir de alguns dos recursos metaficcionais muito utilizados, especificamente, a metalinguagem narrativa, a intertextualidade, promovidas pela narradora/escritora autorreflexiva do livro, e a paródia (Hutcheon, 1985), numa provocação intertextual ao livro de Machado de Assis, os quais serão discutidos pela inserção, principalmente, da construção de um roteiro de série, além de um diário atribuído à personagem Capitu no romance de Ana Machado, ambos narrativas intertextuais com relação a Dom Casmurro. Para construir a análise, buscarei identificar a metalinguagem da criação narrativa, conectada à escrita diarística de Capitu com base nas teias narrativas provocadas. Para revisitar e discutir personagens mulheres e a autoria feminina na literatura brasileira, parto das investigações de Branco e Brandão, através de A mulher escrita (1989), as quais analisaram a construção de personagens femininas sob autoria masculina e feminina, e de alguns nomes da Crítica Feminista, como Showalter (1944). Será discutida também a tipologia do narrador, a partir de Friedman (1968) para observar a forma com a qual o narrador se apresenta nos dois livros, as escolhas tomadas na apresentação da narrativa e quais são os efeitos de sentido produzidos durante a leitura. Com isso, discutirei como A audácia dessa mulher se apossa de elementos literários evidenciados no romance de maneira metalinguística.
Abstract: This dissertation on The Audacity of This Woman (1999), by Ana Maria Machado, aims to present the work based on theoretical resources from Mise en abyme (Dällenbach, 1975, 1989), which places one text within another, based on narratives that fit together and duplicate themselves through the phenomenon of specularity in literature by constructing three different narratives in the novel, but which complement each other, in relation to the characters not only of her book, but also of Dom Casmurro (1899). To this end, I take as my theoretical basis “The Mirror in the Text” (1989) by Lucien Dallenbach, in which the author develops theories of specularity based on literature, but I seek to expand them from a sociocritical perspective (Labeille, 2011). Furthermore, I will address Metafiction, a phenomenon of fictional self-reference in which a work reflects or duplicates itself, provoking a self-awareness of its fictional character. This is presented in the work based on some of the metafictional resources that are widely used, specifically, narrative metalanguage, intertextuality, promoted by the book's self-reflective narrator/writer, and parody (Hutcheon, 1985), in an intertextual provocation of Machado de Assis's book, which will be discussed through the insertion, mainly, of the construction of a series script, in addition to a diary attributed to the character Capitu in Ana Machado's novel, both intertextual narratives in relation to Dom Casmurro. To construct the analysis, I intend to identify the metalanguage of the narrative creation, connected to Capitu's diary writing based on the narrative webs provoked. To revisit and discuss female characters and female authorship in Brazilian literature, I will start from the research of Branco and Brandão, through A mulher escrita (1989), which analyzed the construction of female characters under male and female authorship, and some names in Feminist Criticism, such as Showalter (1944). The typology of the narrator will also be discussed, based on Friedman (1968) to observe the way in which the narrator presents himself in both books, the choices made in the presentation of the narrative and what are the effects of meaning produced during the reading. With this, we intend to discuss the way in which A audacity of this woman takes possession of literary elements evidenced in the novel in a metalinguistic way.
Palavras-chave: Literatura brasileira
Mise en abyme
Metaficção
Intertextualidade
Paródia
Brazilian literature
Metafiction
Intertextuality
Parody
área CNPQ: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação em Letras
Citação: LEITE, Luana Santana. Narrativas em abismos: a mise en abyme e a paródia em A audácia dessa mulher, de Ana Maria Machado. 2025. 136 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2025.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22407
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUANA_SANTANA_LEITE.pdf1,74 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.