Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22409
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorAlmeida, Maria Juliana Santos-
dc.date.accessioned2025-06-06T13:36:09Z-
dc.date.available2025-06-06T13:36:09Z-
dc.date.issued2025-04-30-
dc.identifier.citationALMEIDA, Maria Juliana Santos. Análise de erros em questões matemáticas: um estudo sobre o reconhecimento de padrões. 2025. 44 f. TCC (Graduação em Matemática) – Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22409-
dc.description.abstractThe present study aimed to analyze the mathematical errors made by high school students in questions involving pattern recognition. In order to achieve the main objective, we developed an instrument composed of two questions involving pattern recognition and applied it to students in the 1st, 2nd and 3rd year of high school, totaling 88 students, from a state school located in the city of Moita Bonita - SE. To carry out this research, we based ourselves on studies that highlight the importance of error analysis as a teaching practice. To analyze the instruments, we separated the data according to the classification of Cury (1998), separating them into correct, partially correct, incorrect and blank. After that, we used the typology of errors associated with mathematical activities proposed by Brousseau (2001). With this, we realized that most of the errors were classified as task error and technique error. Thus, we highlight the need to integrate errors into the learning process so that students can reflect and correct their mistakes, and to do so, it is up to the teacher to develop strategies that make this objective possible.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectAnálise de errospor
dc.subjectReconhecimento de padrõespor
dc.subjectEnsino médiopor
dc.subjectMatemática – Estudo e ensinopor
dc.subjectMatemática (Ensino médio)por
dc.subjectAnálise de erros (Matemática)por
dc.subjectEstudantes do ensino médiopor
dc.subjectError analysiseng
dc.subjectPattern recognitioneng
dc.subjectHigh schooleng
dc.titleAnálise de erros em questões matemáticas : um estudo sobre o reconhecimento de padrõespt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Mateus, Marta Élid Amorim-
dc.description.resumoO presente estudo teve como objetivo analisar os erros matemáticos cometidos por estudantes do ensino médio em questões que envolvem o reconhecimento de padrões. A fim de alcançar o objetivo central, elaboramos um instrumento composto por duas questões envolvendo o reconhecimento de padrões e aplicamos para alunos do 1º, 2º e 3º ano do ensino médio, totalizando 88 estudantes, de um colégio estadual localizado no município de Moita Bonita – SE. Para realizar essa pesquisa nos baseamos em estudos que destacam a importância da análise de erros como uma pratica de ensino. Para a análise dos instrumentos separamos os dados de acordo com a classificação de Cury (1998) separando em corretas, parcialmente corretas, incorretas e em branco e após isso, utilizamos a tipologia de erros associados a atividades matemáticas proposta por Brousseau (2001). Com isso, percebemos que a maior parte dos erros foram classificados como erro de tarefa e erro de técnica. Assim, evidenciamos a necessidade de integrar os erros no processo de aprendizagem de forma que estudantes possam refletir e corrigir suas falhas, e para isso cabe ao professor desenvolver estratégias que viabilizem esse objetivo.pt_BR
dc.publisher.departmentDMAI - Departamento de Matemática – Itabaiana - Preencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localItabaiana, SEpt_BR
Aparece en las colecciones: Matemática

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Maria_Juliana_Santos_Almeida.pdf1,5 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.