Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22410
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Miranda, Igor Gonçalves | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-06T13:56:38Z | - |
dc.date.available | 2025-06-06T13:56:38Z | - |
dc.date.issued | 2025-02-17 | - |
dc.identifier.citation | MIRANDA, Igor Gonçalves. Calvino furioso: a experiência épica de Italo Calvino. 2025. 265 f. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22410 | - |
dc.description.abstract | This thesis presents a study on the assimilation of the epic in Italo Calvino's fiction and essay. Thus, the Modern Epic is investigated in the following fictional works: A trilha dos ninhos de aranha (2004), Por último vem o corvo (2023a), Entrada na guerra (2023b) and A especulação imobiliária (2011), in which the fabulation of the epos of the Second World War and the Italian post-war period is identified; O cavaleiro inexistente (2014) and O castelo dos destinos cruzados (1991), in which the literary processes of revitalization and resizing of the Carolingian epic material are identified from the Renaissance epopee Orlando furioso (2011, 2023), by Ludovico Ariosto and, thus, are characterized as an epic novel of fantastic transfiguration and a combinatorial epic novel; finally, it points to the same literary processes and characterizes the work Orlando furioso de Ludovico Ariosto contado por Italo Calvino (2020) as a combinatorial epic essay. To this end, this thesis presents a theoretical foundation of Epic Studies (Silva; Ramalho, 2022; Highet, 2015; Lima, 2002; Staiger, 1997, Genette, 1987; Bowra, 1952); the relations between texts (Samoyault, 2008; Jauss, 1994; Hutcheon, 1993, 1991; Genette, 1982; Compagnon, 1979) and essayistic studyies (Miranda, 2021; Lukács, 2018; Bense, 2018; Aira, 2018; Starobinski; 2018; Barrento, 2010; Adorno, 2003); a review of the literature on the epic in the work of Italo Calvino (among others Petersen, 1991; Klein, 2008, 2013; Toledo, 2017; Bedin, 2019; Rezzonico, 2022), and applies a thematic approach methodology to both the corpus and critical and theoretical studies. In the horizon of his literary experience, Calvino shows the sensitivity and thought that mix world history and literature with fable and thus launches an epic understanding of contemporary reality and literature. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.subject | Italo Calvino | por |
dc.subject | Segunda Guerra Mundial | por |
dc.subject | Pós-guerra | por |
dc.subject | Hipertextualidade épica | por |
dc.subject | Ensaística épica | por |
dc.subject | Hiper-romance épico | por |
dc.subject | World war II | eng |
dc.subject | Post-war epos | eng |
dc.subject | Hypertextuality epic | eng |
dc.subject | Essayistic epic | eng |
dc.subject | Hypernovel epic | eng |
dc.title | Calvino furioso: a experiência épica de Italo Calvino | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Mendonça, Fernando de | - |
dc.description.resumo | Esta tese apresenta um estudo sobre a assimilação do épico na ficção e no ensaio de Italo Calvino. Assim, investiga-se a Épica Moderna nas seguintes obras ficcionais: A trilha dos ninhos de aranha (2004), Por último vem o corvo (2023a), A entrada na guerra (2023b) e A especulação imobiliária (2011) nas quais é identificada a fabulação do epos da Segunda Guerra Mundial e do pós-guerra italianos; O cavaleiro inexistente (2014) e O castelo dos destinos cruzados (1991), nas quais são identificados os processos literários de revitalização e redimensionamento da matéria épica carolíngia a partir da epopeia renascentista Orlando furioso (2011, 2023), de Ludovico Ariosto e, assim, são caracterizadas como romance épico de transfiguração fantástica e romance épico combinatório; por fim, aponta-se para os mesmos processos literários e caracteriza-se a obra Orlando furioso de Ludovico Ariosto contado por Italo Calvino (2020) como uma ensaística épica combinatória. Para tanto, esta tese apresenta uma fundamentação teórica dos Estudos Épicos (Silva; Ramalho, 2022; Highet, 2015; Lima, 2002; Staiger, 1997, Genette, 1987; Bowra, 1952); das relações entre textos (Samoyault, 2008; Jauss, 1994; Hutcheon, 1993, 1991; Genette, 1982; Compagnon, 1979) e dos Estudos Ensaísticos (Miranda, 2021; Lukács, 2018; Bense, 2018; Aira, 2018; Starobinski; 2018; Barrento, 2010; Adorno, 2003); uma revisão da literatura sobre o épico na obra de Italo Calvino (entre outros Petersen, 1991; Klein, 2008, 2013; Toledo, 2017; Bedin, 2019; Rezzonico, 2022), e aplica uma metodologia de abordagem temática tanto do corpus quanto dos estudos críticos e teóricos. No horizonte de sua experiência literária, Calvino mostra a sensibilidade e o pensamento que mesclam história do mundo e da literatura com fabulação e lança, assim, uma compreensão épica da realidade e literatura contemporâneas. | pt_BR |
dc.publisher.program | Pós-Graduação em Letras | pt_BR |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | pt_BR |
dc.publisher.initials | Universidade Federal de Sergipe (UFS) | pt_BR |
dc.description.local | São Cristóvão | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
IGOR_GONCALVES_MIRANDA.pdf | 2,48 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.