Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22421
Tipo de Documento: Artigo
Título: Fluência em leitura oral como avaliação diagnóstica de leitura de estudantes do 6º ano
Título(s) alternativo(s): Oral reading fluence like assessment of reading diagnosis of 6th year students
Autor(es): Santos, Gislane Evangelista dos
Machado, Alessandra Pereira Gomes
Data do documento: Dez-2022
Resumo: Este estudo apresenta resultados da avaliação diagnóstica de leitura de estudantes do 6º ano do ensino fundamental do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe (CODAP-UFS). A pesquisaestá baseadano arcabouço teórico do modelo de leitura estabelecido por Machado (2018), o qual concebe a leitura no processamento da automaticidade na decodificação da palavra escrita, da compreensão leitora e do monitoramento da compreensão. O objetivofoirealizar aavaliação diagnóstica da leitura por meio de um teste de fluência em leitura oral, identificar o perfil leitor e contribuir para os estudos de avaliação de leitura. Seguimos o método Curriculum-Based Measurement (DENO, 2003), o qual propõe analisar processos de leitura em um minuto de leituraem voz alta. A coleta de leitura ocorreupor meio do teste de fluência em leitura oral que consiste na gravação da leitura em voz altado participante em um ambiente reservado e de modo individual (MACHADO, 2018). Participaram da pesquisa 55 estudantese foram identificados três perfis deleitor. O padrão de comportamento de leitura demonstra que, apesar de estar nos anos finais do ensino fundamental, ainda há leitores que não têm automaticidade na decodificação. Os resultados mostram que o teste de fluência em leitura oral possibilita avaliar a automaticidade na decodificação e fornece dados que dão pistas sobre acompreensão da leitura do texto.
Abstract: This study presents the results of the diagnostic assessment of reading of studentsin the 6th year of the Colégio de Aplicação of the Federal University of Sergipe (CODAP-UFS). The research is based on the theoretical framework of the reading model established by Machado (2018), which conceives reading in the processing of automaticity in the decoding of the written word, reading comprehension and comprehension monitoring. The objective was to carry out a diagnostic assessment of reading through an oral reading fluency test, identify the reader profile and contribute to reading assessment studies. We followed the Curriculum-Based Measurement method (DENO, 2003), which proposes to analyze reading processes in one minute of reading aloud. Reading collection took place through the oral readingfluency test, which consists of recording the participant's reading aloud in a reserved environment and individually (MACHADO, 2018). 55 students participated in the research, of these, 4 students are in profile 1, therefore, they still do not havethe specific ability to read, that is, they cannot decode words automatically. It means, then, that they are learning readers. The data also indicate that the largest number of students fit into profile 2 of reader. Even having a more advanced initial learning level of reading compared to profile 1, profile 2 is still not a fluent reader. Finally, it wasobserved that only 7 students denoted being the skillful reader profile -profile 3. Thus, we understand that the oral reading fluency test makes it possible to assess automaticity in decoding and provides data that give clues about the reader's understanding of the text reading. Clues that can be confirmed with the correlation between the fluency test and the Cloze test.
Palavras-chave: Diagnóstico de leitura
Fluência em leitura oral
Leitura em voz alta
Perfil de leitor
Reading diagnostics
Fluency in reading aloud
Reader profile
ISSN: 2317-2320
Parte de : Lingu@ Nostr@ - Revista Virtual de Estudos de Gramática e Linguística
Idioma: por
Instituição/Editora: Edições UESB
Citação: SANTOS, G. E.; MACHADO, A. P. G. O que dizem os estudantes sobre intersexo: um estudo comparativo em duas universidades. Lingu@ Nostr@ - Revista Virtual de Estudos de Gramática e Linguística, Vitória da Conquista, v. 10, n. 2, p. 148-163, nov./dez. 2022. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/lnostra/article/view/16574/10132. Acesso em: 6 jun. 2025.
Licença: Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0)
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22421
Aparece nas coleções:DED - Artigos de periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FluenciaLeituraOralEstudantes.pdf237,38 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.