Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22431
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantana, Tânia Maria Souza de-
dc.date.accessioned2025-06-11T11:19:11Z-
dc.date.available2025-06-11T11:19:11Z-
dc.date.issued2025-04-21-
dc.identifier.citationSANTANA Tânia Maria Souza de. A estética da crueldade em Tomie: do mangá ao cinema. 2025. 49 f. TCC (Graduação em Letras) – Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22431-
dc.description.abstractThis monograph explores the relationships between Junji Ito's work Tomie (1987) and concepts related to the aesthetics of cruelty, as well as its connection to the works of French playwright Antonin Artaud and the studies of philosopher Clément Rosset. First, it examines Artaud’s concept of cruelty, understanding it as a visceral force meant to confront the audience with intense and provocative experiences, revealing the unconscious and the raw, unsettling essence of human nature. The analysis continues with a comparative study between Ito’s visual language and Artaud’s principles, observing how both employ distortion and the grotesque to provoke instinctive reactions in the audience. Based on these concepts, the following question is discussed: how does the protagonist Tomie Kawakami embody the aesthetics of cruelty and its developments in Tomie? The study also investigates the film adaptations of Ito's works, highlighting how elements of direction, cinematography, and editing contribute to translating the aesthetics of cruelty and discomfort from manga into audiovisual language. Other theories are also used as the foundation for this analysis, such as The Principle of Cruelty (1989) by Clément Rosset and Literature and Cinema (2017) by Thais Flores Nogueira Diniz.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectCrueldadepor
dc.subjectTomiepor
dc.subjectJunji Itopor
dc.subjectAdaptaçãopor
dc.subjectAdaptação para o cinemapor
dc.subjectMangáspor
dc.subjectHistórias em quadrinhospor
dc.subjectCrueltyeng
dc.subjectTomieeng
dc.subjectHumaneng
dc.subjectJunji Itoeng
dc.subjectAdaptationeng
dc.titleA estética da crueldade em Tomie : do mangá ao cinemapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Jean Paul d’Antony Costa-
dc.description.resumoEsta monografia explora as relações entre a obra de Junji Ito Tomie (1987) e os conceitos acerca da estética da crueldade, bem como sua relação com as obras do dramaturgo francês Antonin Artaud e os estudos do filósofo Clément Rosset. Primeiramente, examina-se o conceito de crueldade em Artaud, entendendo-o como uma força visceral, destinada a confrontar o público com experiências intensas e provocativas, revelando o inconsciente e a essência humana mais crua e inquietante. A análise prossegue com um estudo comparativo entre a linguagem visual de Ito e os princípios de Artaud, observando como ambos utilizam a deformação e o grotesco para provocar reações instintivas no público e com base nos conceitos analisados o seguinte problema é discutido: como a protagonista Tomie Kawakami personifica a estética da crueldade e seus desdobramentos na obra Tomie? O trabalho investiga ainda as adaptações cinematográficas das obras de Ito, destacando como elementos de direção, fotografia e montagem contribuem para traduzir a estética da crueldade e desconforto dos mangás para a linguagem audiovisual. Outras teorias também são colocadas como base para toda essa análise, como O Princípio de Crueldade (1989) de Clément Rosset e Literatura e Cinema (2017) de Thais Flores Nogueira Diniz.pt_BR
dc.publisher.departmentDLI - Departamento de Letras – Letras, Língua Portuguesa – Itabaiana - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localItabaiana, SEpt_BR
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tania_Maria_Souza_Santana.pdf1,78 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.