Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22435
Tipo de Documento: | Tese |
Título: | Promovendo a educação para as relações étnico - raciais na formação inicial e continuada dos professores |
Autor(es): | Matos, Patrícia Modesto |
Data do documento: | 17-Fev-2025 |
Orientador: | França, Dalila Xavier de |
Resumo: | Sabe-se que a educação é concebida como um direito de todos e considerada um dos principais meios de transformação social. Após assegurar o acesso à educação, outras problemáticas foram evidenciadas, como o currículo monocultural e etnocêntrico, as atitudes e crenças docentes, o material didático e as relações estabelecidas no ambiente escolar. Assim, a partir das reivindicações e apontamentos dos movimentos sociais e da sociedade, ocorre progressivamente a aprovação da legislação em prol da valorização da diversidade étnico-racial nas escolas, cujo ápice se encontra na promulgação da Lei 10.639/2003. A partir desse momento, as instituições de ensino têm a obrigação de socializar os saberes sobre a história e a cultura do povo afro-brasileiro e africano. Logo, são mais de duas décadas de ações destinadas a reformular currículos e formar docentes com habilidades para atuarem em salas de aula culturalmente diversas. No entanto, mesmo diante dessas iniciativas, ainda é possível perceber a falta de preparo dos professores para construir espaços sensíveis à diversidade, o que influencia negativamente a trajetória escolar dos estudantes. Isso posto, o presente trabalho analisa como a formação inicial e continuada dos professores para a ERER se relaciona com a identidade étnico-racial, a consciência multicultural e o engajamento em ações antirracistas. Para atingir a finalidade proposta, esta tese está estruturada em quatro capítulos apresentados em formato de artigos (uma revisão da literatura e três estudos empíricos). O primeiro capítulo analisa o trabalho com a ERER na formação inicial docente em instituições de ensino superior brasileiras. Nele, foi possível identificar mudanças, permanências e possibilidades na inserção do tema nos cursos de licenciatura. O segundo capítulo teve como objetivo adaptar e validar a Teachers' Multicultural Attitude Survey (TMAS) para o contexto brasileiro, bem como analisar o nível de consciência multicultural dos participantes. O estudo mostrou que o instrumento apresenta validade e confiabilidade, sendo adequado para analisar a consciência multicultural de professores. Ainda, apontou que os participantes demonstraram atitudes positivas acerca da diversidade étnico-racial. O Capítulo 3 analisou a relação entre a formação inicial para a ERER, a identidade étnico-racial, a consciência multicultural e o engajamento em ações antirracistas, bem como avaliou o nível de identidade étnico-racial dos participantes e o engajamento deles em ações antirracistas. No último capítulo abordamos o perfil dos professores em relação à formação continuada para a ERER e a relação com a promoção da diversidade no ambiente escolar. A partir dos estudos desenvolvidos nos quatro capítulos, identificamos que a ERER ocupa um espaço secundário nos cursos de licenciatura. Também observamos que a identidade difere entre os sujeitos, principalmente, no tocante aos aspectos socioeconômicos e à percepção do racismo. As pessoas pretas e pardas expressaram mais identidade étnico-racial positiva do que os participantes do grupo branco. A formação inicial para a ERER influencia apenas a consciência multicultural. Não identificamos diferenças na consciência multicultural ao considerarmos as variáveis socioeconômicas, exceto o tipo de participante. Ademais, identificamos que os professores pretos e pardos formados, mas não atuantes, na fase de adultez emergente, são os mais engajados em ações antirracistas nas dimensões ação comunitária e ação de mudança política. Por fim, observamos que os professores em atividade não têm acesso à formação continuada, perpetuando as ausências sobre a ERER. Em suma, esta pesquisa tem por objetivo ampliar a literatura sobre as relações étnico-raciais, a Psicologia Social e a Educação. |
Abstract: | It is known that education is conceived as a right for all and is considered one of the main means of social transformation. After ensuring access to education, other problems were highlighted, such as the monocultural and ethnocentric curriculum, teachers' attitudes and beliefs, teaching materials and the relationships established in the school environment. Thus, based on the demands and points made by social movements and society, legislation was progressively passed in favor of valuing ethnic-racial diversity in schools, the culmination of which was the enactment of Law 10.639/2003. Since then, educational institutions have had an obligation to socialize knowledge about the history and culture of Afro-Brazilian and African people. So that's more than two decades of actions aimed at reformulating curricula and training teachers with the skills to work in culturally diverse classrooms. However, even in the face of these initiatives, it is still possible to see a lack of preparation on the part of teachers to build spaces that are sensitive to diversity, which negatively influences students' school trajectories. With this in mind, this paper analyzes how teachers' initial and continuing training in ERER relates to ethnic-racial identity, multicultural awareness and engagement in anti-racist actions. In order to achieve the proposed goal, this thesis is structured in four chapters presented in article format (a literature review and three empirical studies). The first chapter analyzes the work with ERER in initial teacher training in Brazilian higher education institutions. In it, it was possible to identify changes, continuities and possibilities in the inclusion of the subject in degree courses. The second chapter aimed to adapt and validate the Teachers' Multicultural Attitude Survey (TMAS) for the Brazilian context, as well as to analyze the participants' level of multicultural awareness. The study showed that the instrument is valid and reliable and is suitable for analyzing teachers' multicultural awareness. It also showed that the participants had positive attitudes towards ethnic-racial diversity. Chapter 3 analyzed the relationship between initial training for ERER, ethnic-racial identity, multicultural awareness and engagement in anti-racist actions, as well as assessing the participants' level of ethnic-racial identity and their engagement in anti-racist actions. In the final chapter, we look at the profile of teachers in relation to continuing training for ERER and the relationship with promoting diversity in the school environment. Based on the studies carried out in the four chapters, we identified that ERER occupies a secondary space in degree courses. We also observed that identity differs between the subjects, especially with regard to socio-economic aspects and the perception of racism. Black and brown people expressed a more positive ethnic-racial identity than white participants. Initial training for ERER only influences multicultural awareness. We found no differences in multicultural awareness when considering socio-economic variables, except for the type of participant. In addition, we found that black and brown teachers who have been trained, but are not working, in the emerging adulthood phase, are the most engaged in anti-racist actions in the dimensions of community action and action for political change. Finally, we observed that active teachers do not have access to continuing training, perpetuating the absence of ERER. In short, this research aims to expand the literature on ethnic-racial relations, social psychology and education. |
Palavras-chave: | Antirracismo Formação docente ERER Identidade étnico-racial Consciência multicultural Psicologia Educação Psicologia social Anti-racism Teacher training Ethnic-racial identity Multicultural awareness |
área CNPQ: | CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Programa de Pós-graduação: | Pós-Graduação em Psicologia |
Citação: | MATOS, Patrícia Modesto. Promovendo a educação para as relações étnico - raciais na formação inicial e continuada dos professores. 2025. 156 f. Tese (Doutorado em Psicologia) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2025. |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22435 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Psicologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PATRICIA_MODESTO_MATOS.pdf | 1,07 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.