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Tipo de Documento: Tese
Título: Aspectos psicoemocionais, cognição e compreensão leitora: investigando os impactos do ensino remoto emergencial em universitários
Título(s) alternativo(s): Psychoemotional aspects, cognition, and reading comprehension: investigating the impacts of emergency remote teaching on university students
Autor(es): Cruz, Pablo Jordão Alcântara
Data do documento: 30-Mai-2025
Orientador: Herrera, Héctor Julian Tejada
Resumo: A pandemia de COVID-19 desencadeou mudanças substanciais no cenário educacional, resultando na adoção do Ensino Remoto Emergencial como medida para enfrentar a necessidade de distanciamento social. Este contexto de crise sanitária acarretou diversos impactos no campo educacional, potencialmente influenciando habilidades cognitivas cruciais, como a memória e a compreensão leitora, fundamentais para o processo de aprendizagem. A compreensão dos efeitos do ensino remoto emergencial na motivação, engajamento acadêmico e processos cognitivos dos estudantes é fundamental para o desenvolvimento de estratégias educacionais mais eficazes. Neste estudo, o objetivo principal foi identificar os impactos do Ensino Remoto emergencial nos processos psicoemocionais cognitivos e da compreensão leitora em estudantes universitários. Inicialmente, foi conduzida uma revisão sistemática conforme as diretrizes do Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses - PRISMA. Foram utilizadas estratégias de busca em bases de dados científicas como Scielo, Lilacs, PubMed, Scopus, Embase, Google Scholar e Web Of Science, com filtros definidos para o período de 2020 a 2023, correspondendo ao período da pandemia de COVID-19. Em seguida, foi realizada uma pesquisa de campo utilizando uma abordagem metodológica observacional, transversal. Esta fase incluiu a avaliação da memória de trabalho, autopercepção de aprendizagem, atenção, disposição e qualidade metodológica, além da análise do processamento de informações visuais e tarefas de leitura. Os dados foram organizados e analisados pelo software R Studio. Foram conduzidas análises descritivas, exploratórias e a padronização dos escores de memória de trabalho pelo Z-score. Aplicou-se regressão linear múltipla com seleção de variáveis pelo método "stepwise", sendo considerado estatisticamente significativo quando p<0,05. Quanto aos resultados, a análise dos aspectos psicoemocionais no ensino remoto emergencial revelou um cenário de intensos desafios à saúde mental dos estudantes e dificuldades tecnológicas impactando negativamente a motivação, o engajamento e a percepção da qualidade do ensino. Apesar disso, o fortalecimento dos vínculos familiares e a prática de autocuidado surgiram como fatores protetivos em certos contextos. A falta de infraestrutura adequada e a sobreposição de responsabilidades também prejudicaram o desempenho acadêmico, reforçando a necessidade de melhorias metodológicas. O estudo de campo foi realizado com 100 estudantes da Universidade Federal de Sergipe (média de idade de 21,6 anos). Embora a maioria tivesse acesso a dispositivos eletrônicos e à internet para o ensino remoto emergencial, as percepções sobre a qualidade do ensino foram majoritariamente negativas, com destaque para a desmotivação em relação ao formato das aulas. No entanto, as análises estatísticas não identificaram impactos significativos da autoperecpção do ensino remoto sobre a cognição (memória de trabalho) ou sobre a compreensão leitora (leitura de infográficos), indicando que a percepção a respeito do ensino remoto, não se associou diretamente ao desempenho nos testes tanto de memória de trabalho quanto de leitura. Os testes cognitivos indicaram desempenhos médios nos domínios de memória de trabalho e leitura de infográficos, sem diferenças significativas relacionadas a variáveis como atividade física, consumo de álcool ou apoio psicológico, embora o consumo de álcool estivesse associado a níveis mais altos de estresse. Isso indica que mesmo com esses hábitos, a amostra desse estudo apresentava um padrão de normalidade da memória de trabalho. A análise de regressão linear, por sua vez, mostrou uma associação significativa entre os escores de memória de trabalho e o desempenho na leitura de infográficos, evidenciando que maior capacidade de memória de trabalho favorece a compreensão de materiais visuais, destacando-se a importância das funções cognitivas na aprendizagem mediada por tecnologias digitais. Estratégias como capacitação docente, uso consciente de recursos visuais, organização gradual do conteúdo e suporte emocional contínuo são fundamentais para tornar o ensino remoto mais eficaz e humanizado, preservando tanto o desempenho acadêmico quanto o bem-estar emocional dos estudantes.
Abstract: The COVID-19 pandemic triggered substantial changes in the educational landscape, resulting in the adoption of emergency remote teaching as a measure to address the need for social distancing. This public health crisis brought numerous impacts to the educational field, potentially influencing crucial cognitive skills such as memory and reading comprehension, which are fundamental to the learning process. Understanding the effects of emergency remote teaching on students’ motivation, academic engagement, and cognitive processes is essential for the development of more effective educational strategies. The main objective of this study was to identify the impacts of emergency remote teaching on cognitive and psycho-emotional processes and reading comprehension in university students. Initially, a systematic review was conducted according to the guidelines of the Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses – PRISMA. Search strategies were applied in scientific databases such as Scielo, Lilacs, PubMed, Scopus, Embase, Google Scholar, and Web of Science, with filters defined for the period from 2020 to 2023, corresponding to the COVID-19 pandemic. Next, a field study was carried out using an observational, cross-sectional methodological approach. This phase included the assessment of working memory, self-perception of learning, attention, disposition, and methodological quality, in addition to the analysis of visual information processing and reading tasks. Data were organized and analyzed using R Studio software. Descriptive and exploratory analyses were conducted, and working memory scores were standardized using the Z-score. Multiple linear regression was applied with variable selection by the stepwise method, with statistical significance considered at p < 0.05. As for the results, the analysis of psycho-emotional aspects in emergency remote teaching revealed a scenario of intense mental health challenges for students and technological difficulties that negatively impacted motivation, engagement, and perceptions of teaching quality. Nevertheless, the strengthening of family bonds and the practice of self-care emerged as protective factors in certain contexts. The lack of adequate infrastructure and the overlap of responsibilities also harmed academic performance, reinforcing the need for methodological improvements. The field study was conducted with 100 students from the Federal University of Sergipe (average age of 21.6 years). Although most students had access to electronic devices and the internet for emergency remote teaching, perceptions of teaching quality were mostly negative, especially regarding demotivation toward the format of the classes. However, statistical analyses did not identify significant impacts of the self-perception of remote teaching on cognition (working memory) or on reading comprehension (infographic reading), indicating that the perception of remote teaching was not directly associated with performance on either the working memory or reading tests. The cognitive tests indicated average performance in the domains of working memory and infographic reading, with no significant differences related to variables such as physical activity, alcohol consumption, or psychological support, although alcohol consumption was associated with higher levels of stress. This indicates that even with such habits, the sample in this study showed a normal pattern of working memory. The linear regression analysis, in turn, showed a significant association between working memory scores and performance in infographic reading, revealing that greater working memory capacity favors the understanding of visual materials, highlighting the importance of cognitive functions in learning mediated by digital technologies. Strategies such as teacher training, the conscious use of visual resources, gradual content organization, and continuous emotional support are fundamental to making remote teaching more effective and humanized, preserving both academic performance and students’ emotional well-being.
Palavras-chave: Psicologia
Ensino via web
COVID-19
Estudo e ensino
Estudantes universitários
Memória
Leitura
Estresse
Emoções
Pandemia
Ensino remoto emergencial
Aspectos psicoemocionais
Pandemic
Emergency remote teaching
Memory
Reading
Psychoemotional aspects
University students
área CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação em Psicologia
Citação: CRUZ, Pablo Jordão Alcântara. Aspectos psicoemocionais, cognição e compreensão leitora: investigando os impactos do ensino remoto emergencial em universitários. 2025. 137 f. Tese (Doutorado em Psicologia) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2025.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22444
Aparece nas coleções:Doutorado em Psicologia

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