Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22465
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Couzinet, Viviane | - |
dc.contributor.author | Thiesen, Icleia (Trad.) | - |
dc.contributor.author | Nunes, Martha Suzana Cabral (Trad.) | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-17T19:21:30Z | - |
dc.date.available | 2025-06-17T19:21:30Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | COUZINET, V.; THIESEN, I.; NUNES, M. S. C. (Trad.) Do usuário ao iniciado: para uma cultura informacional partilhada. Convergências em Ciência da Informação, Aracaju, v. 5, p. 1-28, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/conci/article/view/18039/13012. Acesso em: 17 jun. 2025. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2595-4768 | - |
dc.identifier.uri | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22465 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Sergipe (PPGCI/UFS) | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Convergências em Ciência da Informação | pt_BR |
dc.subject | Cultura informacional | por |
dc.subject | Competência informacional | por |
dc.subject | Autonomia do usuário | por |
dc.title | Do usuário ao iniciado: para uma cultura informacional partilhada | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.identifier.license | Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) | pt_BR |
dc.description.resumo | Em 1989, a Associação Americana de Bibliotecas (ALA), no seu relatório final sobre o trabalho do Comitê de Cultura da Informação, declarou que, para ser alfabetizada, uma pessoa deve ser capaz de reconhecer quando a informação é necessária e ter a capacidade de localizar, avaliar e utilizar eficazmente a informação necessária[1]. Na França, os bibliotecários e documentalistas têm sido responsáveis pela formação dos usuários durante os últimos trinta anos. A existência no ensino secundário, no sistema educativo nacional francês e no Ministério da Agricultura, de um corpo de professores documentalistas cuja missão é contribuir para a formação dos estudantes faz parte do desejo de capacitá-los a adquirir domínio suficiente da informação. Trata-se de ajudá-los a assegurar o seu futuro profissional e pessoal. Isto levanta a questão de definir os conteúdos a serem transmitidos. A informação, tal como aqui considerada, é aquela que é especializada e útil para o progresso, e que é referida no singular para expressar a ação, o processo pelo qual um sujeito se informa. | pt_BR |
dc.description.local | Aracaju | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DCI - Artigos de periódicos PPGCI - Artigos de periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
UsuarioIniciadoCulturaInformacionalPartilhada.pdf | 317,16 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.