Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22465
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCouzinet, Viviane-
dc.contributor.authorThiesen, Icleia (Trad.)-
dc.contributor.authorNunes, Martha Suzana Cabral (Trad.)-
dc.date.accessioned2025-06-17T19:21:30Z-
dc.date.available2025-06-17T19:21:30Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationCOUZINET, V.; THIESEN, I.; NUNES, M. S. C. (Trad.) Do usuário ao iniciado: para uma cultura informacional partilhada. Convergências em Ciência da Informação, Aracaju, v. 5, p. 1-28, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/conci/article/view/18039/13012. Acesso em: 17 jun. 2025.pt_BR
dc.identifier.issn2595-4768-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22465-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Sergipe (PPGCI/UFS)pt_BR
dc.relation.ispartofConvergências em Ciência da Informaçãopt_BR
dc.subjectCultura informacionalpor
dc.subjectCompetência informacionalpor
dc.subjectAutonomia do usuáriopor
dc.titleDo usuário ao iniciado: para uma cultura informacional partilhadapt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.identifier.licenseCreative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0)pt_BR
dc.description.resumoEm 1989, a Associação Americana de Bibliotecas (ALA), no seu relatório final sobre o trabalho do Comitê de Cultura da Informação, declarou que, para ser alfabetizada, uma pessoa deve ser capaz de reconhecer quando a informação é necessária e ter a capacidade de localizar, avaliar e utilizar eficazmente a informação necessária[1]. Na França, os bibliotecários e documentalistas têm sido responsáveis pela formação dos usuários durante os últimos trinta anos. A existência no ensino secundário, no sistema educativo nacional francês e no Ministério da Agricultura, de um corpo de professores documentalistas cuja missão é contribuir para a formação dos estudantes faz parte do desejo de capacitá-los a adquirir domínio suficiente da informação. Trata-se de ajudá-los a assegurar o seu futuro profissional e pessoal. Isto levanta a questão de definir os conteúdos a serem transmitidos. A informação, tal como aqui considerada, é aquela que é especializada e útil para o progresso, e que é referida no singular para expressar a ação, o processo pelo qual um sujeito se informa.pt_BR
dc.description.localAracajupt_BR
Aparece nas coleções:DCI - Artigos de periódicos
PPGCI - Artigos de periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
UsuarioIniciadoCulturaInformacionalPartilhada.pdf317,16 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.