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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22508
Tipo de Documento: | Monografia |
Título: | Ensino de história na Escola Normal de Sergipe : o programa escolar de 1913 |
Autor(es): | Silva, Filipe Araújo da |
Data do documento: | 8-Mai-2025 |
Orientador: | Reis, Aaron Sena Cerqueira |
Resumo: | A presente monografia investiga o ensino de História na Escola Normal de Sergipe a partir da análise do programa curricular da disciplina de 1913. Tem como objetivo descrever e analisar os conteúdos programáticos da disciplina de História no curso de formação docente da instituição, contextualizando sua elaboração e suas bases pedagógicas. Os objetivos específicos consistem em evidenciar aspectos históricos da consolidação do ensino Normal no Brasil e em Sergipe, examinar a institucionalização da História como disciplina escolar e refletir sobre os ideais que norteiam a construção do currículo analisado. Metodologicamente, a pesquisa insere-se no campo da História das Disciplinas Escolares, adotando uma abordagem qualitativa de cunho histórico. A investigação baseia-se em fontes documentais, como regulamentos, programas, atas e estatutos localizados nos acervos do Centro de Educação e Memória do Atheneu Sergipense (CEMAS) e do Centro de Memória da Formação Docente do Instituto de Educação Rui Barbosa (CIERB), além de revisão bibliográfica especializada. Os resultados indicam que a constituição do ensino de História na Escola Normal de Sergipe foi influenciada pelos ideais positivistas e republicanos em voga no início do século XX, sendo o currículo construído com base em modelos adotados em instituições de referência, como o Colégio Pedro II. O programa de 1913 elaborado pelo então diretor Helvécio de Andrade, divide o ensino da disciplina em três eixos: História Geral e Educação Moral e Cívica, História do Brasil e História de Sergipe. A análise revela que os conteúdos priorizavam uma narrativa eurocêntrica, excludente e nacionalista, voltada a valorização da civilização ocidental e a formação moral e cívica de professoras comprometidas com os valores da República. As temáticas referentes aos povos indígenas e africanos aparecem de forma secundária e limitada, evidenciando escolhas curriculares alinhadas aos interesses das elites dirigentes. O estudo contribui para a compreensão do processo histórico da constituição da disciplina de História no contexto escolar sergipano e amplia o entendimento sobre as relações entre currículo, política e sociedade. |
Abstract: | This monograph investigates the teaching of History at the Escola Normal de Sergipe through an analysis of the 1913 curriculum for the subject. The general objective is to describe and analyze the History syllabus within the institution’s teacher training program, contextualizing its development and pedagogical foundations. The specific objectives include highlighting historical aspects of the consolidation of teacher education (ensino Normal) in Brazil and in Sergipe, examining the institutionalization of History as a school subject, and reflecting on the ideological foundations that shaped the curriculum under study. This research falls within the field of the History of School Subjects and adopts a qualitative, historically oriented methodology. It is based on documentary sources such as regulations, syllabi, meeting records, and statutes found in the archives of the Centro de Educação e Memória do Atheneu Sergipense (CEMAS) and the Centro de Memória da Formação Docente do Instituto de Educação Rui Barbosa (CIERB), in addition to a specialized literature review. The findings indicate that the development of History education at the Escola Normal de Sergipe was influenced by positivist and republican ideals prevalent in the early 20th century. The curriculum was modeled after those used in prominent institutions like Colégio Pedro II. The 1913 program, prepared by then-director Helvécio de Andrade, structured the subject into three core areas: General History and Moral and Civic Education, Brazilian History, and the History of Sergipe. The analysis shows that the content favored a Eurocentric, exclusionary, and nationalist narrative, aiming to promote Western civilization and to instill moral and civic values in future female teachers aligned with the ideals of the Republic. Topics related to Indigenous and African peoples are addressed in a limited and secondary manner, revealing curricular choices that reflect the interests of the ruling elite. This study contributes to the understanding of the historical development of History as a school subject in Sergipe’s educational context and broadens the comprehension of the connections between curriculum, politics, and society. |
Palavras-chave: | História Ensino superior (UFS) Ensino de história Escola Normal de Sergipe (1913) Currículo História de Sergipe Formação docente History teaching Escola Normal Curriculum History of Sergipe Teacher training |
área CNPQ: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAO |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Departamento: | DHI - Departamento de História – São Cristóvão - Presencial |
Citação: | Silva, Filipe Araújo da. Ensino de história na Escola Normal de Sergipe : o programa escolar de 1913. São Cristóvão, 2025. Monografia (licenciatura em História) – Departamento de História, Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2025 |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22508 |
Aparece nas coleções: | História |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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