Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22543
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLima, Luana Nunes Martins de-
dc.contributor.authorAlmeida, Maria Geralda de-
dc.date.accessioned2025-06-26T19:22:14Z-
dc.date.available2025-06-26T19:22:14Z-
dc.date.issued2022-12-
dc.identifier.citationLIMA, L. N. M.; ALMEIDA, M. G. Encontros e distanciamentos entre a religiosidade Kalunga e o catolicismo oficial: um olhar para as singularidades do lugar na festa de Nossa Senhora Aparecida (Goiás – Brasil). Revista GeoNordeste, São Cristóvão, ano 33, n. 2, p. 39-58, dez. 2022. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/geonordeste/article/view/18300/13238. Acesso em: 26 jun. 2025.pt_BR
dc.identifier.issn2318-2695-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22543-
dc.description.abstractThis article takes a look at the singularities of the place, taking as an empirical object the partyof Aparecida Saint Mary in the Kalunga Diadema and Ribeirão communities, in Teresina de Goiás, in the northern region of the State of Goiás, Brazil. The problem that underlies the theme isthe religious basis that drives the party. This religiosity brings together a particular worldview and diverse power relations, being treated here in a dialectical perspective that emerges from encounters and distances between popular Catholicism developed by the Kalunga and institutional Catholicism. The Kalunga place bequeaths its own identity to its patron festivals. The reverse is also a well-known fact. The party hasits essence linked to the place where it takes place; it is also a territory with thecapacity to produce territorial symbols in which social use extends beyond its happening, providing a sense of rootedness and belonging in the residents.eng
dc.description.abstractEste artículo hace una mirada a las singularidades del lugar, tomando como objeto empírico la fiesta de Nossa Senhora Aparecida en las comunidades Kalunga Diadema y Ribeirão, en Teresina de Goiás, en la región norte del Estado de Goiás, Brasil. El problema que subyace en el tema es la base religiosa que mueve la fiesta. Esta religiosidad conjuga una particular cosmovisión y diversas relaciones de poder, siendo tratada aquí en una perspectiva dialéctica que emerge de encuentros y distancias entre el catolicismo popular desarrollado por los Kalungay el catolicismo institucional. El lugar de Kalunga lega su propia identidad a sus fiestas patronales. Lo contrario también es un hecho bien conocido. La fiesta tiene suesencia ligada al lugar donde se desarrolla; es también un territorio con capacidad de producir símbolos territoriales en los que el uso social se extiende más allá de su acontecer, proporcionando un sentido de arraigo y pertenencia en los habitantes.spa
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Sergipe (PPGEO/UFS)pt_BR
dc.relation.ispartofRevista GeoNordestept_BR
dc.subjectFestapor
dc.subjectReligiãopor
dc.subjectGeografia culturalpor
dc.subjectFestivityeng
dc.subjectReligioneng
dc.subjectCultural geographyeng
dc.subjectFestividadospa
dc.subjectReligiónspa
dc.subjectGeografía culturalspa
dc.titleEncontros e distanciamentos entre a religiosidade Kalunga e o catolicismo oficial: um olhar para as singularidades do lugar na festa de Nossa Senhora Aparecida (Goiás – Brasil)pt_BR
dc.title.alternativeEncuentros y distancias entre la religiosidad Kalunga y el catolicismo oficial: una mirada a las singularidades del lugar en la fiesta de Nuestra Señora Aparecida (Goiás – Brazil)spa
dc.typeArtigopt_BR
dc.identifier.licenseCreative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0)pt_BR
dc.description.resumoEste artigo lança um olhar para as singularidades do lugar, tomando como objeto empírico a festa de Nossa Senhora Aparecida das comunidades Kalunga Diadema e Ribeirão, em Teresina de Goiás, na região Norte do Estado de Goiás, Brasil. A problemática que alicerça a temática está na base religiosa que impulsiona a festa. Esta religiosidade aglutina uma visão de mundo particular e relações de poder diversas, sendo tratada aqui numa perspectiva dialética que emerge de encontros e distanciamentos entre o catolicismo popular desenvolvido pelos Kalunga eo catolicismo institucional.O lugar Kalunga lega uma identidade muito própria às suas festas de padroeiros. O inverso também é um fato notório. A festa tem sua essência vinculada ao lugar onde ocorre; ela é também um território com capacidade de produzirsímbolos territoriais nos quais o uso social se prolonga além de seu acontecimento, proporcionando sentidos de enraizamento e de pertencimento nos moradores.pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
Aparece nas coleções:DGE - Artigos de periódicos
PPGEO - Artigos de periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EncontrosDistanciamentosKalungaCatolicismo.pdf738,37 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.