Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22545
Tipo de Documento: Artigo
Título : Experiências formativas com o pensamento computacional no Brasil
Otros títulos : Formative experiences with computational thinking in Brazil
Autor : Lucena, Simone
Santos Júnior, Gilson Pereira dos
Fecha de publicación : 2022
Resumen: Na sociedade contemporânea, conectada em rede, em que todos podem ser emissores e receptores de informações, e que os dispositivos do cotidiano são programáveis, inteligentes e se comunicam entre si, faz-se essencial estimular, nas crianças e jovens, a criticidade, a criatividade e o raciocínio algorítmico para formulação e resolução de problemas, para que eles sejam capazes de explorar as potencialidades da rede e dos objetos conectados nela, compreendendo o seu funcionamento e permitindo também a sua programação. O pensamento computacional surge assim como uma possibilidade para formular e resolver problemas, permitindo que os cidadãos interajam com as máquinas, programando-as, para realizarem tarefas. O presente artigo tem como objetivo apresentar algumas experiências formativas com o pensamento computacional desenvolvidas por pesquisadores do Grupo de Pesquisa em Educação e Culturas Digitais (ECult/UFS/CNPq) da Universidade Federal de Sergipe no Brasil, com alunos do ensino médio e professores da educação básica.
Resumen : In contemporary society, connected in a network, where everyone can be transmitters and receivers of information, and where everyday devices are programmable, intelligent, and communicate with each other, it is essential to stimulate criticality in children and young people, creativity, and algorithmic reasoning for formulating and solving problems, so that they can explore the potential of the network and the objects connected to it, understanding its operation and also allowing its programming. Computational thinking thus emerges as a possibility to formulate and solve problems, allowing citizens to interact with machines, programming them, to perform tasks. This article aims to present the experiences of ECult/UFS/CNPq in training processes with high school students and basic education teachers for the development of computational thinking through plugged-in activities. These experiences reflect the research group's perspective of thinking and doing training processes with teachers in initial and continuous training for the development of computational thinking with plugged and/or unplugged activities in Brazil.
Palabras clave : Pensamento computacional
Processos formativos
Educação básica
Computational thinking
Training processes
Basic education
ISSN : 2182-4967
Es parte de: RE@D - Revista de Educação a Distância e eLearning
Idioma : por
Institución / Editorial : Universidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e eLearning.
Citación : LUCENA, S.; SANTOS JÚNIOR, G. P. Experiências formativas com o pensamento computacional no Brasil. RE@D - Revista de Educação a Distância e eLearning, Lisboa, v. 5, n. 1, p. 1-18, 2022. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/lead_read/article/view/27106/19729. Acesso em: 26 jun. 2025.
License: Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0)
URI : https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22545
Aparece en las colecciones: DED - Artigos de periódicos
PPGED - Artigos de periódicos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ExperienciasPensamentoComputacionalBrasil.pdf902,53 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.