Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22555
Tipo de Documento: | Artigo |
Título: | Ensino de inglês para internacionalização crítica: análise de experiências no IsF-UFS |
Título(s) alternativo(s): | English language teaching for critical internationalization: analysis of experiences within LwB-UFS |
Autor(es): | Silva, Nayara Stefanie Mandarino Santos, Elaine Maria |
Data do documento: | 2022 |
Resumo: | Considerando a relaçãoda internacionalizaçãocom a globalização e a predominância de interesses neoliberais, autores como Brandenburg e de Wit (2011) e Knight (2014) defendem mudanças no significado de internacionalização. Esta, ao ser praticada como uma resposta neutra às demandas globais,pode contribuir com a continuidade de padrões coloniais. Portanto, fazem-se importantes os esforços para uma internacionalização crítica, especialmente com relação aoensino de língua inglesa nesse contexto. Este trabalho, desse modo, busca analisar três cursos deinglês desenvolvidos no IsF da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e ofertados no ano de 2020, a partir da perspectiva da internacionalização crítica. Para tanto, os cursos foramorganizadosem dois grupos:um com foco na oralidade (compreensão e produção oral), sendo observados o tema, a preocupação local/global, as reflexões propostas e o enfoque de cada aula;e outrode variedades linguísticas, sendoconsideradas a variedade e as reflexões propostas. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, caracterizada como pesquisa-ação. Os resultados indicam ações voltadas a um ensino de inglês crítico, com a predominância de uma perspectiva de internacionalização para a solidariedade global, uma vez que foi recorrente a busca pela identificação e soluçãode problemas.Emergiram também aspectos a serem (re)pensados na prática docente nesse contexto. |
Abstract: | Considering the relationbetweeninternationalization and globalization and the predominance of neoliberal interests, authors such as Brandenburg and de Wit (2011) and Knight (2014) have advocated for changes in the definition of the term. Internationalization, when practiced as a neutralresponse to global demands can contribute to the continuity of colonial patterns. Therefore, efforts towards a critical internationalization are important, especially concerningEnglish language teaching in this context. This work, in this sense, aims to analyze three English courses developed at the LwB nucleilocated at the Federal University of Sergipe (UFS), which were offered in 2020, under the perspective of critical internationalization. To this end, the courses were organized into two groups: one focused on orality (oral comprehension and production), with focus on the theme, the local/global concern, the proposed reflections, and the focus of each class; and another of linguistic varieties, considering the variety and the proposed reflections. Thisis a qualitative study characterized as action research. Its results indicate actions towards a critical English language teaching, with the dominance of a perspective of internationalization for global solidarity, given that the search for the identification and the resolution of problems was recurrent. Aspects to be (re)thought in teaching practice in this context also emerged. |
Palavras-chave: | Internacionalização crítica Ensino de língua inglesa Idiomas sem Fronteiras Internationalization English language teaching Languages without borders |
ISSN: | 1982-291X |
Parte de : | Revista (Con)Textos Linguísticos |
Idioma: | por |
Instituição/Editora: | Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGEL/UFES) |
Citação: | SILVA, N. S. M.; SANTOS, E. M. Ensino de inglês para internacionalização crítica: análise de experiências no IsF-UFS. Revista (Con)Textos Linguísticos, Vitória, v. 16, n. 33, p. 265-284, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/37570/25652. Acesso em: 27 jun. 2025. |
Licença: | Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22555 |
Aparece nas coleções: | DLES - Artigos de periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
EnsinoInglesInternacionalizacaoCritica.pdf | 226,85 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.