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dc.contributor.authorGonçalves, Lucas Correia-
dc.date.accessioned2025-06-30T12:40:06Z-
dc.date.available2025-06-30T12:40:06Z-
dc.date.issued2025-04-11-
dc.identifier.citationGonçalves, Lucas Correia. Formação docente em História na UFS : uma análise curricular e as contribuições do Programa Licenciandos(as) na Escola – PROLICE. São Cristóvão, 2025. Monografia (licenciatura em História) – Departamento de História, Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22565-
dc.description.abstractThe present study examines the curriculum of the Bachelor's Degree in History at the Federal University of Sergipe with teaching certification, using its Political Course Project as the basis for research. Furthermore, the importance of teacher training policies for the graduation of new educators is also a fundamental part of this analysis. Initially, a reflection was conducted on the meaning and theories of the curriculum, as discussed in Gabriel (2019) and Silva (1999), aiming to situate this research within the field of curriculum studies and present the guiding questions. Subsequently, the methodology used for its development was outlined, highlighting tools such as Heuristics, Hermeneutics, and Discourse Analysis. Following this, the Political Course Project of the History program at UFS was examined in dialogue with authors such as Caími (2006), Cerri (2009, 2020), Julien (2011), Freitas and Oliveira (2013), and Monteiro and Penna (2013). Afterward, the "Programa Licenciando (as) nas Escolas” and the workgroup "Invertendo a Sala de Aula em História" were introduced, based on official program documentation and annual publications of students' experience reports. Finally, an analysis was conducted on the pedagogical practices carried out by the members of the aforementioned workgroup, as documented in the experience reports, in dialogue with the ideas of Bittencourt (2008), Cellard (2008), Martins (2019), and Rüsen (2001).eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectHistóriapor
dc.subjectEnsino superior (UFS)por
dc.subjectCurrículopor
dc.subjectEnsino de históriapor
dc.subjectFormação docentepor
dc.subjectPrograma Licenciandos(as) na Escola (PROLICE)por
dc.subjectUniversidade Federal de Sergipe (UFS)por
dc.subjectCurriculumeng
dc.subjectHistory teachingeng
dc.subjectTeacher preparationeng
dc.titleFormação docente em História na UFS : uma análise curricular e as contribuições do Programa Licenciandos(as) na Escola – PROLICEpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Zaluski, Jorge Luiz-
dc.description.resumoO presente trabalho é um estudo do currículo do curso de Licenciatura Plena em História da Universidade Federal de Sergipe, tendo como base para a pesquisa o seu Projeto Político de Curso. Para além disso, a importância das políticas de formação docente para graduação de novos professores também é parte fundamental dessa análise. No primeiro momento, foi realizada uma reflexão acerca do significado e das teorias do currículo, conforme visto em Gabriel (2019) e Silva (1999), com intuito de enquadrar essa pesquisa dentro do campo de estudo de currículo e apresentar as questões que a norteiam. Na sequência, apresentou-se a metodologia utilizada para sua construção, destacando ferramentas como a Heurística, a Hermenêutica e a Análise do Discurso. Por conseguinte, fora estudado o Projeto Político do curso de história da UFS em diálogo com autores como Caími (2006), Cerri (2009, 2020), Julien (2011), Freitas e Oliveira (2013) e Monteiro e Penna (2013). Feito isso, realizou-se a apresentação do Programa Licenciandos (as) e do núcleo de trabalho “Invertendo a Sala de Aula em História” a partir da documentação oficial do programa e das publicações anuais de relatos de experiência dos discente. Por fim, analisou-se as práticas pedagógicas realizadas pelos dos membros do núcleo supracitado, presentes nos relatos de experiência, em diálogo com as ideias de Bittencourt (2008), Cellard (2008), Martins (2019) e Rüsen (2001).pt_BR
dc.publisher.departmentDHI - Departamento de História – São Cristóvão - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
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