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    https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22570Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma | 
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Perete, Maria Eduarda Loeser Santana | - | 
| dc.date.accessioned | 2025-06-30T12:48:11Z | - | 
| dc.date.available | 2025-06-30T12:48:11Z | - | 
| dc.date.issued | 2025-04-14 | - | 
| dc.identifier.citation | Perete, Maria Eduarda Loeser Santana. O grito palpável : arte como forma de resistência e herança histórica negra. São Cristóvão, 2025. Monografia (licenciatura em História) – Departamento de História, Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2025 | pt_BR | 
| dc.identifier.uri | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22570 | - | 
| dc.language | por | pt_BR | 
| dc.subject | História | por | 
| dc.subject | Ensino superior (UFS) | por | 
| dc.subject | Arte negra | por | 
| dc.subject | Resistência | por | 
| dc.subject | Memória | por | 
| dc.subject | Ancestralidade | por | 
| dc.subject | Breno Loeser | por | 
| dc.subject | Racismo | por | 
| dc.title | O grito palpável : arte como forma de resistência e herança histórica negra | pt_BR | 
| dc.type | Monografia | pt_BR | 
| dc.contributor.advisor1 | Liberato, Carlos Franco | - | 
| dc.description.resumo | Esta pesquisa investiga a arte como ferramenta de resistência e reconstrução da memória negra, tendo como foco central o trabalho do artista sergipano Breno Loeser. Suas obras, marcadas pela ressignificação de símbolos coloniais e pela valorização da ancestralidade africana e das religiões de matriz afro, são analisadas como manifestações de luta contra o racismo estrutural e o apagamento histórico da população negra no Brasil. Com um enfoque interdisciplinar que abrange história social, cultural e da arte, o estudo utiliza a obra de Breno em uma linha temporal, genealógica e não tênue para evidenciar a continuidade de uma luta histórica pela valorização da identidade e cultura negra. Além disso, a arte é apresentada como uma ferramenta pedagógica, histórica e cultural capaz de transcender a estética e funcionar como um instrumento de crítica, transformação social e preservação de memórias de narrativas marginalizadas, de fato uma forma de grito, de expressar o que está apertando e entrelaçando a garganta do ser, o grito palpável, tocável através de quadros e expressões a população negra resiste. | pt_BR | 
| dc.publisher.department | DHI - Departamento de História – São Cristóvão - Presencial | pt_BR | 
| dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR | 
| dc.publisher.initials | Universidade Federal de Sergipe (UFS) | pt_BR | 
| dc.description.local | São Cristóvão, SE | pt_BR | 
| Aparece nas coleções: | História | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Maria_Eduarda_Loeser_Santana_Perete.pdf | 641,4 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir  | 
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