Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22582
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza, João Paulo Santos-
dc.date.accessioned2025-06-30T13:57:12Z-
dc.date.available2025-06-30T13:57:12Z-
dc.date.issued2025-04-11-
dc.identifier.citationSouza, João Paulo Santos. Terror latino-americano : os crimes da ditadura guatemalteca a partir das lentes de Jayro Bustamante. São Cristóvão, 2025. Monografia (licenciatura em História) – Departamento de História, Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22582-
dc.description.abstractThis article analyzes the feature film The Weeping Woman (2019), written and directed by Jayro Bustamante. Inspired by real events and characters, Bustamante mixes drama and horror in order to denounce the indigenous genocide that occurred in Guatemala in the 1980s. The film emphasizes the trial process of Efraín Ríos Montt, accused as the main person responsible for the massacre, and the effects of the extermination policy on the Mayan descendants in Guatemala. Through cinema, Bustamante discusses a past whose marks stand the test of time; a past that, effectively, haunts Guatemalans. In view of this, this text works with Public History in dialogue with the present time. To this end, the article uses social horror, an expression of professor and researcher Laura Loguércio Cánepa. Thus, the aim is to show how the conventions of the horror genre can contribute to the presentation/discussion of Latin American ills. Certainly, The Weeping Woman (2019), is more than just a ghost/spirit story. It is, above all, Guatemala mourning its dead and missing.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectHistóriapor
dc.subjectEnsino superior (UFS)por
dc.subjectHistória públicapor
dc.subjectHorror socialpor
dc.subjectCinema latino-americanopor
dc.subjectGenocídiopor
dc.subjectPublic historyeng
dc.subjectSocial horroreng
dc.subjectLatin american cinemaeng
dc.subjectGenocideeng
dc.subjectDitadura (Guatemala)por
dc.titleTerror latino-americano : os crimes da ditadura guatemalteca a partir das lentes de Jayro Bustamantept_BR
dc.title.alternativeLatin american horror : the crimes of guatemalan dictatorship from the lenses of Jayro Bustamanteeng
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Zaluski, Jorge Luiz-
dc.description.resumoEste artigo analisa o longa-metragem A Chorona (2019), escrito e dirigido por Jayro Bustamante. Inspirado em eventos e personagens reais, Bustamante mescla drama e terror a fim de denunciar o genocídio indígena ocorrido na Guatemala dos anos de 1980. O longa enfatiza o processo de julgamento de Efraín Ríos Montt, acusado como principal responsável pelo massacre, e os efeitos da política de extermínio sobre a descendência maia na Guatemala. Por meio do cinema, Bustamante versa sobre um passado cujas marcas resistem ao teste do tempo; um passado que, efetivamente, assombra o/a guatemalteco/a. À vista disso, este texto trabalha com a História Pública em diálogo com o tempo presente. Para isso, o artigo recorre ao horror social, expressão da professora e pesquisadora Laura Loguércio Cánepa. Assim, o intuito é mostrar como as convenções do gênero terror podem contribuir para a apresentação/discussão de mazelas latino-americanas. Decerto, A Chorona (2019) é mais do que uma simples história de fantasma/espírito. É, antes de qualquer coisa, a Guatemala chorando por seus mortos e desaparecidos.pt_BR
dc.publisher.departmentDHI - Departamento de História – São Cristóvão - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece nas coleções:História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Joao_Paulo_Santos_Souza.pdf11,32 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.