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dc.contributor.authorSantos, André Luis-
dc.contributor.authorWartha, Edson José-
dc.date.accessioned2025-06-30T18:54:31Z-
dc.date.available2025-06-30T18:54:31Z-
dc.date.issued2022-12-
dc.identifier.citationSANTOS, A. L.; WARTHA, E. J. Mapeamento da argumentação no ensino da matemática. Revista fisio&terapia, Rio de Janeiro, v. 26, 117 ed. p. 1-33, dez. 2022. Disponível em: https://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/8026/3586. Acesso em: 30 jun. 2025.pt_BR
dc.identifier.issn1678-0817-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22590-
dc.description.abstractThis article is part of a collection that makes up the research of a master’s thesis developed in multi paper format. Its purpose is to present an overview of research, such as theses – dissertations-articles in journals that investigated the argumentation in Mathematics Teaching and in the mathematics textbook in the period from 2007 to 2022. For this, horizontal and vertical mappings of the researched works were carried out . Our research corpus is composed of files taken from the databases of the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD), the CAPES Theses and Dissertations Catalog and the Institutional Repository of the Federal University of Sergipe (RI – UFS). The keywords “Argumentation”, “Mathematics Teaching” and “Didactic Book” were used as search filters. For Cavalcanti (2015) the horizontal mapping (locality), the vertical mapping (research analysis) that allowed us to visualize the reality of scientific research on the argumentation and teaching of mathematics. According to the analysis of the dissertations and published articles, we came to the conclusion that in the scope of the argumentation, the ideas of Balacheff (1988), Sales (2010) the argumentation in the teaching of mathematics were used, then Attie (2016) and Toulmin (2001).eng
dc.languageporpt_BR
dc.publisherEditora FT Ltdapt_BR
dc.relation.ispartofRevista fisio&terapiapt_BR
dc.subjectMapeamentopor
dc.subjectArgumentaçãopor
dc.subjectEnsino da matemáticapor
dc.subjectLivro didáticopor
dc.subjectMappingeng
dc.subjectMathematical argumentationeng
dc.subjectMathematics teachingeng
dc.titleMapeamento da argumentação no ensino da matemáticapt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.identifier.licenseCreative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0)pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo faz parte de uma coletânea que compõe a pesquisa de dissertação de mestrado desenvolvida em formato multipaper. Tem como finalidade apresentar um panorama das pesquisas, como teses – dissertaçõesartigos em periódicos que investigaram a argumentação no Ensino da Matemática e no livro didático de matemática no período de 2007 a 2022. Para isso, foram realizados mapeamentos horizontais e verticais dos trabalhos pesquisados. Nosso corpus de pesquisa é composto por arquivos retirados dos bancos de dados da Biblioteca Brasileira Digital de Teses e Dissertações (BDTD), o Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES e o Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RI – UFS). Como filtros de pesquisa foram utilizadas as palavras chaves “Argumentação”, “Ensino de Matemática” e “Livro Didático”. Para Cavalcanti (2015) o mapeamento horizontal (localidade), o mapeamento vertical (análise de pesquisas) que nos permitiu visualizar a realidade da pesquisa científica acerca da argumentação e ensino da matemática. De acordo com as análises das dissertações e artigos publicados chegamos a conclusão que no âmbito da argumentação utilizou-se as ideias de Balacheff (1988), Sales (2010) a argumentação no ensino da matemática, a seguir Attie (2016) e Toulmin (2001).pt_BR
dc.description.localRio de Janeiropt_BR
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