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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorNascimento, Levy Santos-
dc.contributor.authorLeite, Maria Cecília Tavares-
dc.contributor.authorSantos, Maxsuelly-
dc.contributor.authorOliveira, Tairone Santos Marinho de-
dc.contributor.authorSantos, Thais Larissa Alves dos-
dc.date.accessioned2025-06-30T21:43:15Z-
dc.date.available2025-06-30T21:43:15Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22593-
dc.languageporpt_BR
dc.subjectAmbiente escolarpor
dc.subjectAssistência socialpor
dc.subjectEducação básicapor
dc.subjectServiço social escolarpor
dc.subjectSergipe (SE)por
dc.titleO trabalho da/o assistente social na educação: apontamentos sobre a experiência em Sergipept_BR
dc.typeLivropt_BR
dc.description.resumoA cooperação entre a Universidade Federal de Sergipe e a Secretaria de Estado da Educação (SEED) é de fundamental importância para subsidiar e compreender as políticas públicas, a partir de dados oriundos das pesquisas acadêmicas. O material pedagógico apresentado a seguir versa sobre o trabalho do Assistente Social na educação e sua intervenção nas diversas refrações da “questão social”, produto de uma pesquisa fruto do Observatório das Violências e Conflitos Sociais na Rede Estadual de Ensino de Sergipe: Ações de Prevenção e Controle (UFS), a partir do diagnóstico da incidência dessas violências e violações em uma amostra representativa dos estudantes em 10 (dez) escolas circunscritas nas Diretorias Regionais de Educação do Estado de Sergipe. O documento apresentado servirá de embasamento técnico para a implementação dos núcleos do Observatório das Violências nas 10 (dez) unidades escolares da Rede Estadual de Ensino de Sergipe, orientando os profissionais que acompanharão os estudantes nas ações de prevenção e enfrentamento a essas modalidades de violência. A brochura produzida pela equipe de Serviço Social, aponta algumas diretrizes do trabalho do(a) assistente social na Educação bem como descreve algumas orientações metodológicas fundamentais para a atuação profissional. Destaca-se a relevância do papel desses profissionais na identificação e intervenção nas diversas refrações da “questão social” , sejam elas econômicas ou culturais, que reverberam na permanência na escola e no sucesso escolar.pt_BR
dc.publisher.initialsObservatório Permanente dos Preconceitos nas Escolas de Sergipe (OPPES); Universidade Federal de Sergipe (UFS); Secretaria de Estado da Educação de Sergipe (SEED)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
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OPPES - Publicações

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