Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22620
Tipo de Documento: Artigo
Título : Saúde, sociedade e educação física: formação docente, análise crítico-reflexiva e desafios contemporâneos
Otros títulos : Health, society and physical education: teacher training, critical reflective analysis and contemporary challenges
Salud, sociedad y educación física: formación docente, análisis crítico reflexivo y desafíos contemporáneos
Autor : Silva, Jádisson Gois da
Mezzaroba, Cristiano
Fecha de publicación : 2023
Resumen: O estudo objetivou descrever a experiência formativa e pedagógica vivenciada durante a realização do estágio de docência junto à disciplina Saúde, Sociedade e Educação Física. Sendo assim, trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho descritivo do tipo relato de experiência. O cenário em que ocorrera a experiência se deu em uma sala de aula com discentes do curso de EF licenciatura do 2º período da Universidade Federal de Sergipe, sendo que os encontros ocorriam às terças e quintasfeiras no período da tarde, no segundo semestre de 2022. Com vistas à efetivação da coleta dos dados utilizou-se a observação participante e para a sistematização e análise dos dados obtidos foi elaborado um diário de campo. O estágio docência oportunizou que o agente do presente escrito adquirisse experiência acerca do trabalho docente e seus mecanismos formativos e pedagógicos. Além, é claro, de auxiliar o professor da disciplina frente ao planejamento e condução das aulas; também foi possível adquirir experiência em relação à regência de classe; orientações e esclarecimento de dúvidas por parte dos/as discentes tendo em vista os conteúdos programáticos; participação nos processos avaliativos; dentre outras atividades de apoio às aprendizagens. A partir da experiência aqui relatada foi passível de percepção as possibilidades, mas também os desafios enfrentados pelo professor quanto ao processo de desmistificação de saberes historicamente construídos na EF acerca do processo saúde-doença com a premissa de promover discussões acerca da temática da saúde pensando nas repercussões para área da EF escolar e da sociedade em geral.
Resumen : This study aimed to describe the formative and pedagogical experience lived during the teaching internship in the Health, Society and Physical Education program. Therefore, this is a qualitative descriptive research of the experience report type. The scenario in which the experience happened took place in a classroom with students of the second period of the Physical Education course at the Federal University of Sergipe, and the meetings happened on Tuesdays and Thursdays in the afternoon, in the second semester of 2022. In order to carry out the data collection, participant observation was used and for the systematization and analysis of the data obtained, a field diary was prepared. The teaching internship allowed the agent of this writing to acquire experience about the teaching work and its formative and pedagogical mechanisms. In addition, of course, to assisting the course's professor in planning and conducting classes, it was also possible to acquire experience in relation to class regency; guidance and clarification of questions by the students in view of the syllabus; participation in evaluation processes; among other learning support activities. From the experience reported here, it was possible to perceive the possibilities, but also the challenges faced by the professor regarding the process of demystifying historically constructed knowledge in PE about the health-disease process with the premise of promoting discussions about the theme of health, thinking about the repercussions for the area of school PE and society in general.
El estudio tuvo como objetivo describir la experiencia formativa y pedagógica vivida durante la pasantía docente en la disciplina Salud, Sociedad y Educación Física. Por tanto, se trata de una investigación cualitativa descriptiva del tipo relato de experiencia. El escenario en el que se desarrolló la experiencia ocurrió en un aula con alumnos del 2º período de la carrera de Educación Física (Licenciatura) de la Universidad Federal de Sergipe, y los encuentros se realizaron los martes y jueves por la tarde, en el segundo semestre de 2022. Para llevar a cabo la recolección de datos se utilizó la observación participante y para la sistematización y análisis de los datos obtenidos se elaboró un diario de campo. La pasantía docente permitió al agente de este escrito adquirir experiencia sobre el trabajo docente y sus mecanismos formativos y pedagógicos. Además, por supuesto, de asistir al profesor de la asignatura en la planificación y realización de las clases; regencia de clase; orientación y aclaración de dudas por parte de los alumnos a la vista del temario; participación en procesos de evaluación; entre otras actividades de apoyo al aprendizaje. A partir de la experiencia relatada aquí, fue posible percibir las posibilidades, pero también los desafíos enfrentados por el docente en cuanto al proceso de desmitificación de los saberes históricamente construidos en Educación Física sobre el proceso salud-enfermedad con la premisa de promover discusiones sobre el tema de la salud, pensando en las repercusiones para el área de EF escolar y la sociedad en general.
Palabras clave : Estágio profissional
Educação física escolar
Docente em formação
Saúde pública
Professional internship
School physical education
Teacher in training
Public health
Prácticas profesional
Educación física escolar
Docente em formación
Salud pública
ISSN : 2595-4881
Es parte de: Cenas Educacionais
Idioma : por
Institución / Editorial : Grupo de Pesquisa Ensino, Discurso e Sociedade (DisSE)
Citación : SILVA, J. G.; MEZZAROBA, C. Saúde, sociedade e educação física: formação docente, análise crítico-reflexiva e desafios contemporâneos. Cenas Educacionais, Caetité, v. 6, p. 1-33, 2023. Disponível em: https://zenodo.org/records/14172216. Acesso em: 2 jul. 2025.
License: Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0)
URI : https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22620
Aparece en las colecciones: DED - Artigos de periódicos
DEF - Artigos de periódicos
PPGED - Artigos de periódicos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
FormacaoDocenteAnaliseDesafiosContemporaneos.pdf408,49 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.