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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva Júnior, Antônio Carlos-
dc.contributor.authorVenâncio, João Antônio de Santana-
dc.contributor.authorMorais, Maria Clara Lima-
dc.date.accessioned2025-07-04T17:25:46Z-
dc.date.available2025-07-04T17:25:46Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationSILVA JÚNIOR, A. C.; VENÂNCIO, J. A. S.; MORAIS, M. C. L. Qual idioma e por quê?: o direito e as razões de escolha de uma língua estrangeira no Ensino Médio do Colégio de Aplicação da UFS. Babel: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras, Alagoinhas, v. 13, p. 1-28, 2023. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/babel/article/view/18090/13145. Acesso em: 4 jul. 2025.pt_BR
dc.identifier.issn2238-5754-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22638-
dc.description.abstractThis article aims atanalyzing what high school students at Colégio de Aplicação (Laboratory School) of the Federal University of Sergipe (CODAP/UFS) think about thelaw and the reasons for choosing aforeign language at this stage. Theresearch was developed in thecontext of an undergraduate research project in high school at CODAP/UFS with the application of aquestionnaire. The research project followed a theoretical-methodological framework that dialogues with the agenda of contemporary Applied Linguistics with regard to studies on education (BRASIL, 2000; 2006) and language policies (LAGARES, 2018; PARAQUETT,2006; RAJAGOPALAN, 2013). The research project was qualitative and interpretive in nature. The results showed the appreciation of plural linguistic contact at CODAP/UFS and the recognition of the respondents, i.e. the high school students, on the importance of being able to choose aforeign language in High School. Among the reasons mentioned are personal interest, the influence of the media or family and the relationship with the professional future or with university admission exams such as ENEM. In addition, the heterogeneity of the group and their responses confirmed that it is not fair to generalize the conclusions and that it is necessary to respect the subjectivities regarding the choice of a language and broaden the perspectives on education in foreign languages in public schools.eng
dc.languageporpt_BR
dc.publisherDepartamento de Linguística, Literatura e Artes da Universidade do Estado da Bahia (DLLARTES/UNEB)pt_BR
dc.relation.ispartofBabel: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiraspt_BR
dc.subjectEnsino médiopor
dc.subjectLínguas estrangeiraspor
dc.subjectDireito e razões de escolhapor
dc.subjectHigh schooleng
dc.subjectForeign languageseng
dc.subjectRight and reasons for choiceeng
dc.titleQual idioma e por quê?: o direito e as razões de escolha de uma língua estrangeira no Ensino Médio do Colégio de Aplicação da UFSpt_BR
dc.title.alternativeWhich language and why?: the right and the reasons for choosing a foreign language in High School at Colégio de Aplicação of UFSeng
dc.typeArtigopt_BR
dc.identifier.licenseCreative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-SA 4.0)pt_BR
dc.description.resumoEste artigo objetiva analisar o que estudantes do Ensino Médio do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe (CODAP/UFS) pensam sobre o direito e as razões de escolha de uma língua estrangeira nessa fase. A pesquisa foi desenvolvida no contexto de um projeto de iniciação científica no Ensino Médio do CODAP/UFS com a aplicação de um questionário; seguiu um aporte teórico-metodológico que dialoga com a agenda da Linguística Aplicada contemporânea no que concerne aos estudos sobre educação (BRASIL, 2000; 2006) e políticas linguísticas (LAGARES, 2018; PARAQUETT, 2006; RAJAGOPALAN, 2013); e seu modelo é de natureza qualitativa e de base interpretativista. Os resultados evidenciaram avalorização do contato linguístico plural no CODAP/UFS e o reconhecimento dos estudantes participantes sobre a importância de poder escolher uma língua estrangeira no Ensino Médio. Entre as razões mencionadas, estão o interesse pessoal, a influência da mídia ou da família e a relação com o futuro profissional ou com exames de seleção como o ENEM e vestibulares. Além disso, a heterogeneidade do grupo e de suas respostas confirmaram que não é justo generalizar as conclusões e que é preciso respeitar as subjetividades sobre a escolha de um idioma e ampliar as perspectivas sobre a educação linguística em línguas estrangeiras na escola pública.pt_BR
dc.description.localAlagoinhaspt_BR
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