Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22641
Tipo de Documento: | Artigo |
Título: | Os efeitos da realização da pesquisa em ensino no PIBID do curso de licenciatura em química da Universidade Federal de Sergipe Campus Prof. Alberto Carvalho |
Título(s) alternativo(s): | Teaching research effects in PIBID – an initial teaching development program – done by undergraduate chemistry students from the Federal University of Sergipe Campus Prof. Alberto Carvalho |
Autor(es): | Araújo, Gabriel Santos Lima, João Paulo Mendonça |
Data do documento: | 2023 |
Resumo: | O trabalho investigou os efeitos do fazer pesquisa em ensino no PIBID para formação inicial de alunos do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal de Sergipe campus Professor Alberto Carvalho. Como abordagem metodológica foi utilizada a investigação qualitativa e de caráter exploratório, a coleta de dados ocorreu por meio da aplicação de um questionário disponibilizado via Google Formulários e direcionado aos participantes do PIBID do edital de 2018, no mês de outubro de 2021. Os dados foram analisados de acordo com a análise de conteúdo de Bardin. Com base nas categorias elaboradas foi possível inferir que a pesquisa em ensino de química realizada durante o PIBID apresentou relevância para a formação, tanto em termos de aprendizagens e experiências quanto em desenvolvimento pessoal e profissional. Além de ampliar as visões de ensino dos participantes e consolidar no grupo a perspectiva de formação de professores pesquisadores de sua prática. Por serem alunos ainda do início do curso, foi no PIBID que a maior parte dos participantes da pesquisa puderam ter acesso a resultados de pesquisa sobre o ensino e realizar os seus próprios trabalhos. |
Abstract: | The work investigated the effects of doing research in teaching at PIBID for initial training of undergraduate students in Chemistry at the Federal University of Sergipe campus professor Alberto Carvalho. As a methodological approach, qualitative and exploratory research was used, data collection occurred through the application of a questionnaire made available via Google Forms and directed to PIBIDparticipants of the 2018 notice, in October 2021. The data were analyzed according content analysis to Bardin. Based on the categories elaborated, it was possible to infer that the research in chemistry teaching carried out during the PIBID presented relevance for training, both in terms of learning and experiences and in personal and professional development. In addition to expanding the teaching views of the participants and consolidating in the group the perspective of training of teachers researchers of their practice. Because they were students from the beginning of the course, it was at PIBID that most of the research participants were able to access research results about teaching and perform their own work. |
Palavras-chave: | Ensino Pesquisa PIBID Química Teaching Research Chemistry |
ISSN: | 2447-6099 |
Parte de : | Revista Debates em Ensino de Química |
Idioma: | por |
Instituição/Editora: | Universidade Federal Rural de Pernambuco |
Citação: | ARAÚJO, G. S.; LIMA, J. P. M. Os efeitos da realização da pesquisa em ensino no PIBID do curso de licenciatura em química da Universidade Federal de Sergipe Campus Prof. Alberto Carvalho. Revista Debates em Ensino de Química, Recife, v. 9, n. 2, p. 106-121, 2023. Disponível em: https://www.journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/5198/482484975. Acesso em: 4 jul. 2025. |
Licença: | Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22641 |
Aparece nas coleções: | DQI - Artigos de periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
EfeitosRealizacaoPesquisaPIBIDQuimica.pdf | 972,36 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.