Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22642
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBraga, Elinaldo Menezes-
dc.contributor.authorLucini, Marizete-
dc.date.accessioned2025-07-04T18:57:24Z-
dc.date.available2025-07-04T18:57:24Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationBRAGA, E. M.; LUCINI, M. Estudo de experivivências: um outro jeito de fazer pesquisa. Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 19, n. 50, p. 1-17, 2023. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/praxis/article/view/16283/9748. Acesso em: 4 jul. 2025.pt_BR
dc.identifier.issn2178-2679-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22642-
dc.description.abstractThe “Study of Experiences” was designed for the development of the research “A MÚSICA DO COMEÇO DO MUNDO”: caminhos e práticas educativas experivivenciadas pelos pifeiros de São José de Piranhas –Paraíba, carried out in the Postgraduate Course in Education, at the Universidade Federal de Sergipe –Brazil. This way of researching emerged from the confluence among the concept of writing, the ideaof experience, the proposal to corazonarthe scientific work and the sentipensante reasearch, thought, respectively, by Coceição Evaristo, Jorge Larrosa, Guerrero Arias and Fals Borda, allowing that reason and sensitivity walk together during a work committed to life, to popular culture, to education and to brazilianness. Previous experiences, observation in the researched field, informal conversations, interviews, narratives, field diary,reading of images and any otherkind of writings, were some of the data collection strategies which revealed knowledge and educationalpractices in the cultural context in question.eng
dc.description.abstractEl “Estudio de Experivivencias” fue realizado para el desarrollo de la investigación “LA MÚSICA DESDE EL PRINCIPIO DEL MUNDO”: caminos y prácticas educativas experivivenciadaspor los tocadores de pífano de São José de Piranhas, Paraíba, vinculado al Programa de Posgrado en Educación de la Universidad Federal de Sergipe. Esta forma de investigar surgió de la confluencia entre el concepto de escrivivencia, la idea de experiencia, la propuesta de corazonar el trabajo científico y el abordaje sentipensanteforjado, respectivamente, por Coceição Evaristo, Jorge Larrosa, Guerrero Arias y Fals Borda, permitiendo que razón y sensibilidad pudieran caminar juntas en la realización de una obra comprometida con la vida, la cultura popular, la educación y la brasilidad. Experivivenciasprevias, observación en el campo investigado, conversaciones informales, entrevistas, narrativas, apuntes, lectura de imágenes y otros escritos, fueron solo algunas de las formas de recolección de datos que revelaron saberes y prácticas educativas en el contexto cultural en cuestión.spa
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (PPGED/UESB)pt_BR
dc.relation.ispartofRevista Práxis Educacionalpt_BR
dc.subjectBandas cabaçaispor
dc.subjectEducação popularpor
dc.subjectMetodologiapor
dc.subjectPráticas educativaspor
dc.subjectEducational practicieseng
dc.subjectFifes bandseng
dc.subjectPopular educationeng
dc.subjectMethodologyeng
dc.subjectEducación popularspa
dc.subjectMetodologíaspa
dc.subjectPrácticas educativasspa
dc.titleEstudo de experivivências: um outro jeito de fazer pesquisapt_BR
dc.title.alternativeStudy of experiences: another way of researchingeng
dc.title.alternativeEstudio de experiencias: outra maneira de hacer investigaciónspa
dc.typeArtigopt_BR
dc.identifier.licenseCreative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-SA 4.0)pt_BR
dc.description.resumoO “Estudo de Experivivências” foi bordado para o desenvolvimento da pesquisa “A MUSICA DO COMEÇO DO MUNDO”: caminhos e práticas educativas experivivenciadas pelos pifeiros de São José de Piranhas –Paraíba, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe. Esse jeito outro de pesquisar surgiu da confluência entre o conceito de escrevivência, a ideia de experiência, a proposta de corazonar o fazer científico e a abordagem sentipensanteforjados, respectivamente, por Coceição Evaristo,Jorge Larrosa, Guerrero Arias e Fals Borda, permitindo que razão e sensibilidade pudessem caminhar juntas durante a feitura de um trabalho comprometido com a vida, com a cultura popular, com educações e com a brasilidade. Experivivências anteriores, a observação no campo pesquisado, conversas informais, entrevistas, narrativas, diário de campo, vídeos, leituras de imagens e de escritas outras, foram apenas algumas das formas de coleta dos dados que revelaram saberes e fazeres educacionais no contexto cultural em questão.pt_BR
dc.description.localVitória da Conquistapt_BR
Aparece nas coleções:DED - Artigos de periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EstudoExperivivenciasNovoJeitoPesquisa.pdf407,81 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.