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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBoa Sorte, Paulo-
dc.contributor.authorSantos, Jefferson do Carmo Andrade-
dc.contributor.authorSantos, Allessandra Elisabeth dos-
dc.contributor.authorSilva, Laila Gardênia Viana-
dc.contributor.authorSilva, Nayara Stefanie Mandarino-
dc.date.accessioned2025-07-04T19:22:43Z-
dc.date.available2025-07-04T19:22:43Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationBOA SORTE, P. et al. Entrelace analítico como metodologia de pesquisa em educação no paradigma emergente. Revista Educação em Páginas, Vitória da Conquista, v. 2, n. 2, p. 1-29, 2023. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/redupa/article/view/16124/9605. Acesso em: 4 jul. 2025.pt_BR
dc.identifier.issn2764-8028-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22643-
dc.description.abstractThe distinction between the researcher, the one whotheorizes, and the teacher, who puts theories into practice, has long been questioned in the contexts of research in Education and the Humanities. In this sense, the teacher can be a theorist of theirown practice recognizing the value of knowledge of those who work in classrooms. Aligned with this argument is Teacher research. Thisapproachstatesthat there are teacher-researchers underpinned on the redefinition of the relations established between research and teaching, so that both are not dissociated (Freeman, 1998). Thestudy describes the stages in Teacher Research, possible instruments of data collection, and it proposes to expand its analysis procedures through intertwining with the method of analysis called Coding Process (Auerbach; Silverstein, 2003). Therefore, this article aims to presentAnalytical Entwining as a research methodology in education proposed by the research group Technologies, Education, and Applied Linguistics (TECLA), from the Federal University of de Sergipe (UFS).eng
dc.description.abstractLa separación entre el investigador, el que teoriza, y el profesor, lo que pone en práctica las teorías, ha sido cuestionada en los contextos de investigación en Educación y Ciencias Humanas desde hace mucho tiempo. El profesor puede ser un teórico de su propia práctica, reconociendo el valor del conocimiento de aquellos que trabajan en las aulas. Alineado con este argumento se encuentra la Investigación Docente, que trata con profesores-investigadores y se fundamenta en la redefinición de las relaciones establecidas entre la investigación y la enseñanza, de manera que ambas no se disocien (Freeman, 1998). Este artículo describe las etapas de la Investigación Docente, los posibles instrumentos de recopilación de datos, y propone ampliar sus procedimientos de análisis mediante el entrelazamiento con la metodología de análisis llamada Proceso de Codificación de Auerbach y Silverstein (2003). Por lo tanto, este estudio tiene como objetivo presentar el Entrelazamiento Analítico como una metodología de investigación en educación propuesta por el grupo de investigación Tecnologías, Educación y Lingüística Aplicada (TECLA), dela Universidad Federal de Sergipe (UFS).spa
dc.languageporpt_BR
dc.publisherGrupo de Estudos e Pesquisa em Didática, Formação e Trabalho Docente (DIFORT/CNPq)pt_BR
dc.relation.ispartofRevista Educação em Páginaspt_BR
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectMetodologiapor
dc.subjectEntrelace analíticopor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectMethodologyeng
dc.subjectAnalytical entwiningeng
dc.subjectEducaciónspa
dc.subjectMetodologíaspa
dc.subjectEntrelazamiento analíticospa
dc.titleEntrelace analítico como metodologia de pesquisa em educação no paradigma emergentept_BR
dc.title.alternativeAnalytical entwining as a research methodology in education in the emerging paradigmeng
dc.title.alternativeEntrelazamiento analítico como metodología de investigación en el paradigma emergentespa
dc.typeArtigopt_BR
dc.identifier.licenseCreative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0)pt_BR
dc.description.resumoA separação entre pesquisador, aquele que teoriza, e professor, o que coloca as teorias em prática, tem sido questionada nos contextos de pesquisa em educação e ciências humanas, há muito tempo. O professor pode ser teorizador de sua própria prática, reconhecendo o valor do conhecimento daqueles que atuam nas salas de aula. Alinhada a esse argumento está a Pesquisa Docente (do inglês, Teacher Research), que trata de professores-pesquisadores, fundamentada na redefinição das relações estabelecidas entre pesquisa e ensino, de modo que ambas não sejam dissociadas (Freeman, 1998). Este estudo descreve as etapas da Pesquisa Docente, os possíveis instrumentos de coleta de dados e propõe ampliar seus procedimentos de análise por meio do entrelaçamento com a metodologia de análise chamada Processo de Codificação de Auerbach e Silverstein (2003). Dessa forma, este artigo objetiva apresentar o Entrelace Analítico como uma metodologia de pesquisa em educação proposta pelo grupo de pesquisa Tecnologias, Educação e Linguística Aplicada (TECLA), da Universidade Federal de Sergipe (UFS).pt_BR
dc.description.localVitória da Conquistapt_BR
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