Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22653
Tipo de Documento: Monografia
Título: Inteligência emocional e exercício da docência no ensino superior : uma análise dos docentes do da Universidade Federal de Sergipe
Autor(es): Santos, Nuclessia Lima
Data do documento: 11-Mar-2025
Orientador: Silva, Manuela Ramos da
Resumo: A Inteligência Emocional é uma das competências mais importantes na vida pessoal e profissional de cada indivíduo, no entanto este trabalho teve como objetivo analisar as práticas de inteligência emocional usados pelos docentes do CCSA (Centro de Ciências Sociais Aplicadas) da Universidade Federal de Sergipe. Assim, esta pesquisa teve com objetivos específicos identificar as principais emoções sentidas pelos docentes no meio acadêmico, descrever as práticas de gestão emocional e apresentar os desafios enfrentados no âmbito da docência pelos professores atuantes do CCSA. Para alcançar este propósito, esta pesquisa calcifica-se como descritiva, com análise qualitativa tendo como base para coleta de dados a aplicação de questionário com baseada na Escala de Likert, e adaptação no modelo da Escala de Inteligência Emocional de Wong e Law (WLEIS). Como resultado identificou-se que a maioria dos respondentes usam a um resultado Inteligência Emocional em seu ambiente de trabalho, principalmente como prática da habilidade Social em sua rotina. Apesar disso alguns desafios são enfrentados pelos docentes na gestão das emoções mencionados como por exemplo: relacionamento com os colegas de trabalho, processo de ensino aprendizado.
Abstract: Emotional Intelligence is one of the most important skills in the personal and professional life of each individual. However, this study aimed to analyze the emotional intelligence practices used by professors at the CCSA (Center for Applied Social Sciences) of the Federal University of Sergipe. Thus, this research had the specific objectives of identifying the main emotions felt by professors in the academic environment, describing the emotional management practices and presenting the challenges faced in the teaching field by active professors at the CCSA. To achieve this purpose, this research is considered descriptive, with qualitative analysis based on the application of a questionnaire based on the Likert Scale, and adaptation of the Wong and Law Emotional Intelligence Scale (WLEIS) model. As a result, a satisfactory result was obtained since most respondents use El in their work environment, mainly the practice of social skills in their routine. In addition, some challenges were mentioned, such as challenges with coworkers, challenges in the academic field in the teaching-learning process, among others.
Palavras-chave: Secretariado Executivo
Ensino superior (UFS)
Inteligência emocional
Docência
Gestão emocional
Emotional intellibence
Teaching
Higer education
Emotional management
Universidade Federal de Sergipe (UFS)
área CNPQ: OUTROS::SECRETARIADO EXECUTIVO
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Departamento: DSE - Departamento de Secretariado Executivo – São Cristóvão - Presencial
Citação: Santos, Nuclessia Lima. Inteligência emocional e exercício da docência no ensino superior : uma análise dos docentes do da Universidade Federal de Sergipe. São Cristóvão, 2025. Monografia (graduação em Secretariado Executivo) – Departamento de Secretariado Executivo, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2025
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22653
Aparece nas coleções:Secretariado Executivo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Nuclessia_Lima_Santos.pdf13,56 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.