Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22658
Tipo de Documento: Artigo
Título: Estimulando o mecanismo atencional top-down em tarefas sobre as transformações trigonométricas
Título(s) alternativo(s): Estimulating the top-down attentional mechanism in tasks involving trigonometric transformations
Estimulando el mecanismo de atención top-down en tareas sobre las transformaciones trigonométricas
Autor(es): Oliveira, Geane Santana
Fonseca, Laerte Silva da
Data do documento: Dez-2023
Resumo: O presente artigo tem por objetivo apresentar uma análise das tarefas propostas no livro didático para o Ensino Médio intitulado Matemática e suas Tecnologias, do autor Souza, envolvendo as transformações trigonométricas. O referido estudo de caráter bibliográfico e qualitativo foi um recorte proveniente da pesquisa no mestrado, realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Sergipe, ancorado na Teoria Antropológica do Didático e na Neurociência Cognitiva no que tange a atenção seletiva sobre o mecanismo atencional top-down, quepossibilitou a construção de uma matriz de referência para análise detrês tarefas do livrodidáticoselecionado, envolvendo o objeto de conhecimento explorado nesta pesquisa com alto potencial na consolidação da aprendizagem desse saber. Estas tarefas são capazes de estimular as estruturas do cérebro, com possibilidadede motivar o aluno a respondê-las, isso porque, mobilizam conhecimentos prévios, se existentes,que darão suporte no cálculo dos limites trigonométricos no Ensino Superiorou abandoná-las na ausência de conceitos matemáticos considerados essenciais na aprendizagem desse saber em tela.
Abstract: This article aims to present an analysis of the tasks proposed in the high school textbook titled Mathematics and its Technologies, authored by Souza, involving trigonometric transformations. This bibliographic and qualitative study was a segment derived from research in the master's program, conducted by the Graduate Program in Science and Mathematics Education at the Federal University of Sergipe, anchored in the Didactic Anthropological Theory and Cognitive Neuroscience regarding selective attention on the top-downattentional mechanism, which enabled the construction of a reference matrix for the analysis of three tasks from the selected textbook, involving the object of knowledge explored in this research with high potential in consolidating the learning of this knowledge. These tasks are capable of stimulating brain structures, with the possibility of motivating students to respond to them because they mobilize previous knowledge, if existing, which will provide support in calculating trigonometric limits in higher education or abandon them in the absence of mathematical concepts considered essential in learning this knowledge on screen.
Este artículo tiene como objetivo presentar un análisis de las tareas propuestas en el libro de texto de la escuela secundaria titulado Matemáticas y sus Tecnologías, escrito por Souza, que involucra transformaciones trigonométricas. Este estudio bibliográfico y cualitativo fue un recorte derivado de la investigación en el programa de maestría, realizado por el Programa de Posgrado en Educación en Ciencias y Matemáticas de la Universidad Federal de Sergipe, anclado en la Teoría Antropológica del Didáctico y la Neurociencia Cognitiva en lo que respecta a la atención selectiva sobre el mecanismo atencional de arriba hacia abajo, que permitió la construcción de una matriz de referencia para el análisis de tres tareas del libro de texto seleccionado, que involucran el objeto de conocimiento explorado en esta investigación con un alto potencial en la consolidación del aprendizaje de este conocimiento. Estas tareas son capaces de estimular las estructuras cerebrales, con la posibilidad de motivar a los estudiantes a responderlas porque movilizan conocimientos previos, si existen, que proporcionarán apoyo en el cálculo de límites trigonométricos en la educación superior o abandonarlos en ausencia de conceptos matemáticos considerados esenciales en el aprendizaje de este conocimiento en pantalla.
Palavras-chave: Transformações trigonométricas
Organização matemática
Mecanismo atencional top-down
Trigonometric transformations
Mathematical organization
Top-down attention mechanism
Transformaciones trigonométricas
Organización matemática
Mecanismo de atención top-down
ISSN: 2595-0967
Parte de : Tangram - Revista de Educação Matemática
Idioma: por
Instituição/Editora: Teia de Pesquisas em Educação Matemática – TeiaMat/CNPq e Grupo de Pesquisa Educacão Matemática, Colaboração e Contemporaneidade - GPEMATCC/CNPq
Citação: OLIVEIRA, G. S.; FONSECA, L. S. Estimulando o mecanismo atencional top-downem tarefas sobre as transformações trigonométricas. Tangram - Revista de Educação Matemática, Dourados, v. 6, n. 4, p. 1-23, out./dez. 2023. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/tangram/article/view/17666/10082. Acesso em: 7 jul. 2025.
Licença: Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22658
Aparece nas coleções:PPGECIMA - Artigos de periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EstimulandoMecanismoAtencionalTopDown.pdf674,02 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.