Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22667
Tipo de Documento: | Artigo |
Título: | O fechamento de escolas como contra-política à educação do campo |
Título(s) alternativo(s): | The closing of schools as a counter-policy of countryside education Cierre de escuelas como contrapolítica a la educación en el campo |
Autor(es): | Carvalho, Tereza Simone Santos de Santos, Josefa de Lisboa |
Data do documento: | Jun-2023 |
Resumo: | A Educação do Campo como política pública é uma conquista dos movimentos sociais do campo de luta por terra, por reforma agrária e por um projeto de campo sustentável e que tenha a agricultura camponesa/familiar como centro. Constitui-se em instrumento essencial de resistência e de fortalecimento do campesinato em defesa de seu projeto e de sua reprodução. Entretanto, as conquistas dos movimentos sociais foram sendo acompanhadas de reveses, dentre estes o fechamento de escolas no campo, fenômeno que se configura como uma contra-política à política de Educação do Campo. Desse modo, o presente artigo tem como objetivo analisar o fechamento de escolas localizadas no campo brasileiro e sergipano e seus rebatimentos na educação e reprodução cultural dos povos do campo. Foi feito um levantamento de dados junto ao Censo Escolar/Inep, no período de 1998 a 2020, e pesquisa de campo e bibliográfica. Os dados revelaram que no Brasil quase 60% das escolas estaduais e municipais foram fechadas no campo. Em Sergipe o percentual no período estudado foi de 46,6%. O fechamento das escolas tem sido acompanhado da redução de matrículas no campo, fato que aponta para um quadro perverso de negação do direito à educação dos povos do campo afetando seu futuro enquanto cidadãos e enquanto camponeses. |
Abstract: | The Countryside Education as a public policy is a conquest of the countryside’s social movements who struggle for land, for agrarian reform and for a sustainable field project that has peasant/family agriculture as its center. It is therefore an essential instrument of the peasantry’s resistance and strengthening in defense of its project and its reproduction. However, the achievements of social movements were accompanied by setbacks, among them the closing of schools in the countryside, a phenomenon that has been configured as a counter-policy to the policy of Countryside Education. Therefore, this article aims to analyze the closing of schools located in the Brazilian and Sergipe’s countryside and their repercussions on education and cultural reproduction of countryside peoples. For this purpose, a data collection was made at the School Census/ INEP, using the data from 1998 to 2020, as well as field research and bibliographical research. The data revealed that in Brazil almost 60% of state and municipal schools were closed in the countryside. In Sergipe the percentage of the period studied was 46.6%. The closing of schools has been accompanied by the reduction of enrollment in the countryside, a fact that points to a perverse picture of denial of the right to education of countryside peoples affecting their future as citizens and as peasants. La Educación Rural como política pública es un logro de dos movimientos sociales rurales que luchan por la tierra, por la reforma agraria y por un proyecto de campo sostenible que tenga como centro la agricultura campesina/familiar. Constituye un instrumento esencial de resistencia y fortalecimiento del campesinado, en defensa de su proyecto y su reproducción. Sin embargo, los logros de los movimientos sociales estuvieron acompañados de retrocesos, incluido el cierre de escuelas en el campo, fenómeno que se establece como una contrapolítica a la política de Educación Rural. Así, este artículo tiene como objetivo analizar el cierre de las escuelas ubicadas en el interior brasileño y el sergipano y sus repercusiones en la educación y reproducción cultural de la población rural. Se realizó un relevamiento de datos con el Censo Escolar/Inep, de 1998 a 2020, e investigaciones de campo y bibliográficas. Los datos revelaron que en Brasil casi el 60% de las escuelas estatales y municipales estaban cerradas en el interior. En Sergipe, el porcentaje en el período estudiado fue del 46,6%. El cierre de escuelas ha ido acompañado de una reducción de la matrícula rural, hecho que apunta a un cuadro perverso de negación del derecho a la educación de la población rural, afectando su futuro como ciudadanos y como campesinos. |
Palavras-chave: | Educação do campo Fechamento de escola Política pública Closing of schools in the countryside Countryside education Educación rural Cierre de escuelas Política pública |
ISSN: | 2318-2695 |
Parte de : | Revista GeoNordeste |
Idioma: | por |
Instituição/Editora: | Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Sergipe (PPGEO/UFS) |
Citação: | CARVALHO, T. S. S.; SANTOS, J. L. O fechamento de escolas como contra-política à educação do campo. Revista GeoNordeste, São Cristóvão, ano 34, n. 1, p. 90-109, jan./jun. 2023. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/geonordeste/article/view/18373/14103. Acesso em: 9 jul. 2025. |
Licença: | Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22667 |
Aparece nas coleções: | DGE - Artigos de periódicos PPGEO - Artigos de periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FechamentoEscolasEducacaoCampo.pdf | 612,16 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.