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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22677
Tipo de Documento: | Dissertação |
Título: | Mobilidade internacional e associativismo de estudantes africanos no Brasil: o caso da UNILAB |
Autor(es): | Santos, Bruno de Menezes |
Data do documento: | 10-Fev-2025 |
Orientador: | Ennes, Marcelo Alario |
Coorientador: | Bonilla-Molina, Luis |
Resumo: | Esta dissertação apresenta os resultados de um estudo da mobilidade e a integração de estudantes africanos provenientes de Países de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). O problema de pesquisa foca na compreensão das estratégias de atuação e resolução de problemas desses estudantes no Campus dos Malês da UNILAB/BA, localizada no Nordeste brasileiro por meio de abordagens qualitativas. Criada em 2010, com base na cooperação Sul- Sul, a UNILAB destaca-se como um espaço que reflete as políticas educacionais internacionais e as relações entre Brasil e África. Apesar de seu propósito acolhedor, os estudantes africanos enfrentam desafios como preconceito racial, xenofobia e precariedade nos serviços públicos. Em resposta a essas adversidades, criam redes de solidariedade organizadas em associações, fóruns e coletivos. Essas organizações promovem eventos culturais e acadêmicos, com o objetivo de reeducar a população local e valorizar suas identidades. O estudo destaca que essas redes constituem os principais mecanismos de resistência e atuação coletiva, desempenhando papel importante na mitigação e resolver os problemas enfrentados tanto na universidade quanto na cidade de São Francisco do Conde. |
Abstract: | This dissertation investigates the mobility and integration of African students from Portuguese-speaking African countries (PALOP) at the Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). The research problem focuses on understanding the strategies of action and conflict resolution employed by these students within the context of UNILAB/BA, located in Northeastern Brazil. Through qualitative and quantitative approaches, the study analyzes mobility policies aimed at professional qualification or training, the students' profiles, and their strategies for addressing conflicts. Established in 2010, based on South-South cooperation, UNILAB stands out as a space that reflects international educational policies and the relations between Brazil and Africa. Despite its welcoming purpose, African students face challenges such as racial prejudice, xenophobia, and inadequacy in public services. In response to these adversities, they create solidarity networks organized into associations, forums, and collectives. These organizations promote cultural and academic events, aiming to educate the local population and value their identities. The study highlights that these networks constitute the main mechanisms of resistance and collective action, playing a crucial role in mitigating conflicts faced both at the university and in the city of São Francisco do Conde. |
Palavras-chave: | Sociologia Migrações qualificadas Estudantes estrangeiros Estudantes africanos São Francisco do Conde (BA) Associativismo Qualified migration International students Africans |
área CNPQ: | CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA |
Agência de fomento: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Programa de Pós-graduação: | Pós-Graduação em Sociologia |
Citação: | SANTOS, Bruno de Menezes. Mobilidade internacional e associativismo de estudantes africanos no Brasil: o caso da UNILAB. 2025. 117 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2025. |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22677 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Sociologia |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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