Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22688
Tipo de Documento: | Artigo |
Título: | Uma abordagem CTS da história da ciência como potencial para a mobilização de capacidades de pensamento crítico na escola básica |
Título(s) alternativo(s): | A CTS approach to the history of science as a potential for mobilizing critical thinking capabilities in basic school Una abordaje CTS a la historia de la ciencia como potencial para movilizar capacidades de pensamiento crítico en la escuela básica |
Autor(es): | Cardoso, Sigouveny Cruz Silva, Erivanildo Lopes da |
Data do documento: | 2024 |
Resumo: | Este estudo teve o objetivo de caracterizar a praticidade e a efetividade de uma proposta de ensino CTS, a partir da abordagem da História da Ciência para a mobilização de capacidades de Pensamento Crítico e aquisição de conhecimentos científicos. Ao considerar a Alfabetização Científico-Tecnológica, enquanto finalidade da Educação Científica, esse processo no ensino pode ser realizado pela orientação CTS, baseada na abordagem do conhecimento científico pela componente histórica e de capacidades a partir do Pensamento Crítico. Para a pesquisa de caráter qualitativo foi construída uma proposta de ensino implementada com estudantes da 1.ª série do Ensino Médio, de uma escola pública brasileira, em colaboração com licenciandos do curso de Química da Universidade Federal de Sergipe, integrantes do Projeto de Apoio Pedagógico Licenciandos na Escola. A partir da metodologia de Design Based Research foi possível analisar o contexto, planejar, desenvolver e implementar a proposta de ensino CTS, a partir da qual foram produzidos dados, que ao serem interpretados pela técnica de Análise de Conteúdo, evidenciam momentos nos quais os estudantes realizaram a associação das informações com o contexto sócio-histórico, a análise e explicação do conhecimento a partir das concepções assumidas e a problematização do conhecimento científico a partir do contexto sócio-histórico. Assim, o estudo revela a compreensão da Ciência como empreendimento hu-mano em construção, que se desenvolve em meio à mobilização de capacidades como decidir sobre uma ação e analisar argumentos. Estas propostas de ensino intencionais podem contri-buir para o desenvolvimento sustentável de uma educação de qualidade em escolas públicas. |
Abstract: | This study aimed to characterize the practicality and effectiveness of CTS teaching proposal, based on the History of Science approach to mobilizing Critical Thinking skills and acquiring scientific knowledge. When considering Scientific-Technological Literacy, as the purpose of Sci-entific Education, this teaching process can be carried out through the CTS orientation, based on the approach to scientific knowledge through the historical and skills component based on Critical Thinking. For the qualitative research, a teaching proposal was created and implemented with students in the 1st year of high school, from a Brazilian public school, in collaboration with undergraduates from the Chemistry course at the Federal University of Sergipe, members of the Pedagogical Support Project for Graduates Students at School. Using the Design Based Research methodology, it was possible to analyze the context, plan, develop and implement the CTS teaching proposal, from which data were produced, which when interpreted using the Content Analysis technique, highlight moments in which students they associated information with the socio-historical context, analyzed and explained knowledge based on assumed con-ceptions and problematized scientific knowledge based on the socio-historical context. Thus, the study reveals the understanding of Science as a human enterprise under construction that develops through the mobilization of capabilities such as deciding on an action and analyzing arguments. These intentional teaching proposals can contribute to the sustainable development of quality education in public schools. Este estudio tuvo como objetivo caracterizar la practicidad y efectividad de una propuesta didáctica CTS, basada en el enfoque de Historia de la Ciencia para movilizar habilidades de Pensamiento Crítico y adquirir conocimientos científicos. Considerar la Alfabetización Científi-co-Tecnológica, como finalidad de la Educación Científica, este proceso de enseñanza puede realizarse a través de la orientación CTS, basada en el acercamiento al conocimiento científico a través del componente histórico y de habilidades basadas en el Pensamiento Crítico. Para la investigación cualitativa, se creó e implementó una propuesta de enseñanza con estudiantes de 1er año de secundaria, de una escuela pública brasileña, en colaboración con estudiantes de la carrera de Química de la Universidad Federal de Sergipe, miembros del Proyecto de Apoio Pedagógico a Estudiantes de Pregrado en la Escuela. Utilizando la metodología de Investi-gación Basada en Diseño, se logró analizar el contexto, planificar, desarrollar e implementar la propuesta docente CTS, a partir de la cual se produjeron datos, que al ser interpretados mediante la técnica de Análisis de Contenido, resaltan momentos en los que los estudiantes asociaron información con la contexto sociohistórico, conocimientos analizados y explicados a partir de concepciones asumidas y conocimientos científicos problematizados a partir del contexto sociohistórico. Así, el estudio revela la comprensión de la Ciencia como una empresa humana en construcción que se desarrolla a través de la movilización de capacidades como decidir una acción y analizar argumentos. Estas propuestas didácticas intencionales pueden contribuir al desarrollo sostenible de una educación de calidad en las escuelas públicas. |
Palavras-chave: | Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) História da ciência Pensamento crítico Escola básica Science, technology and society (STS) History of science Critical thinking Basic school Historia de la ciencia Pensamiento crítico Escuela básica |
ISSN: | 1647-3582 |
Parte de : | Indagatio Didactica |
Idioma: | por |
Instituição/Editora: | Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF/UA) |
Citação: | CARDOSO, S. C.; SILVA, E. L. Uma abordagem CTS da história da ciência como potencial para a mobilização de capacidades de pensamento crítico na escola básica. Indagatio Didactica, Aveiro, v. 16, n. 2, p. 583-600, 2024. Disponível em: https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/38520/25092. Acesso em: 11 jul. 2025. |
Licença: | Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22688 |
Aparece nas coleções: | DQI - Artigos de periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AbordagemCTSPotencialMobilizacaoPensamentoCritico.pdf | 2,91 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.