Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22693
Tipo de Documento: | Dissertação |
Título: | Mafalda outra vez: as tirinhas de quino como recurso didático- pedagógico para promover a atitude historiadora no Centro de Excelência Cleonice Soares Fonseca, Boquim-SE |
Autor(es): | Santos, Gilvânio Fontes |
Data do documento: | 17-Fev-2025 |
Orientador: | Santos, Fábio Alves dos |
Resumo: | Nesta dissertação, investigo como as tirinhas de Mafalda colaboram no ensino de História no Centro de Excelência Cleonice Soares Fonseca, em Boquim, Sergipe. Justifica-se a pesquisa pela necessidade de compreender como esse recurso pode contribuir para uma abordagem crítica e reflexiva no ensino da disciplina. O objetivo geral é analisar as tirinhas de Mafalda a partir das relações entre história e ensino no contexto educacional atual. A metodologia adotada é qualitativa, combinando revisão de literatura e análise documental. O estudo está estruturado em três capítulos. No primeiro capítulo, "As Tirinhas de Mafalda e Quino: Imagem e Educação Visual", discuto a importância da educação visual e da atitude historiadora no ensino de História, dialogando com autores da área. No segundo capítulo, "Educação Visual: As Tirinhas de Mafalda Como Recurso Didático-pedagógico no Ensino de História", exploro a biografia de Quino, a definição de Histórias em Quadrinhos (HQs) e o potencial das tirinhas de Mafalda como ferramenta pedagógica para a construção do conhecimento histórico, além de abordar o contexto de sua criação. No terceiro capítulo, " Cartilha de Atividades e Atitude Historiadora Através da Personagem Mafalda ", investigo práticas educacionais convencionais no ensino de História e proponho Cartilha de Atividades baseadas nas tirinhas de Mafalda para uma abordagem mais crítica e reflexiva. Nas Considerações Finais, sintetizo os resultados obtidos e suas implicações para o ensino de História na instituição analisada. O estudo busca contribuir para práticas educacionais mais eficazes e significativas, estimulando a atitude historiadora por meio das tirinhas de Mafalda como instrumento pedagógico. |
Abstract: | This dissertation examines how Mafalda's comic strips contribute to the teaching of History at the Centro de Excelência Cleonice Soares Fonseca, in Boquim, Sergipe. The research is justified by the need to understand how this resource can aid in promoting a critical and reflective approach to teaching the subject. The overall objective is to analyse Mafalda’s comic strips in the context of the relationship between history and education in the current educational framework. The methodology employed is qualitative, combining a literature review and document analysis. The study is structured into three chapters. In the first chapter, "As Tirinhas de Mafalda e Quino: Imagem e Educação Visual", I discuss the importance of visual education and the historian’s attitude in the teaching of History, engaging with key authors in the field. In the second chapter, "Educação Visual: As Tirinhas de Mafalda Como Recurso Didático- pedagógico no Ensino de História", I explore Quino’s biography, the definition of Comics (HQs), and the potential of Mafalda’s comic strips as a pedagogical tool for constructing historical knowledge. Additionally, I address the context in which these comics were created. In the third chapter, "Cartilha de Atividades e Atitude Historiadora Através da Personagem Mafalda", I investigate conventional educational practices in the teaching of History and propose an Activity Workbook based on Mafalda’s comic strips to foster a more critical and reflective approach. In the Final Considerations, I summarise the results obtained and their implications for the teaching of History at the analysed institution. This study aims to contribute to more effective and meaningful educational practices, encouraging the historian’s attitude through Mafalda’s comic strips as a pedagogical tool. |
Palavras-chave: | História - Estudo e ensino Atitude historiadora Imagens Tirinhas Mafalda History teaching Historian attitude Images Comic strips |
área CNPQ: | CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Agência de fomento: | Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Programa de Pós-graduação: | Pós-Graduação Profissional em Ensino de História |
Citação: | SANTOS, Gilvânio Fontes. Mafalda outra vez: as tirinhas de quino como recurso didático-pedagógico para promover a atitude historiadora no Centro de Excelência Cleonice Soares Fonseca, Boquim-SE. 2025. 175 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2025. |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22693 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Ensino de História |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
GILVANIO_FONTES_SANTOS.pdf | 5,22 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.