Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22696
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Novaes, Luciana de Castro Nunes | - |
dc.contributor.author | Silva, Débora Anelli | - |
dc.contributor.author | Santos, Daniela Souza dos | - |
dc.contributor.author | Pereira, João Paulo Dias | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Maria Luzia Eunice Martins de | - |
dc.date.accessioned | 2025-07-14T17:17:44Z | - |
dc.date.available | 2025-07-14T17:17:44Z | - |
dc.date.issued | 2024-04 | - |
dc.identifier.citation | NOVAES, L. C. N. et al. O projeto de extensão do Laboratório Virtual de Arqueologia e relações étnico-raciais: uma proposta decolonial no ensino superior. Revista de Arqueologia, Teresina, v. 37, n. 1, p. 49-63, jan./abr. 2024. Disponível em: https://revista.sabnet.org/ojs/index.php/sab/article/view/1152/932. Acesso em: 14 jul. 2025. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1982-1999 | - |
dc.identifier.uri | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22696 | - |
dc.description.abstract | The aim of this article is to present the background, process and results of the installation of the Virtual Laboratory of Archaeology and Ethnic-Racial Relations, an Extension Project at the Federal University of Sergipe. The text begins with a description of the project and the articulations necessary for its existence, followed by a brief history of the development of ethnic-racial studies in higher education in Brazil, presenting the articulations carried out in two years with the black intelligentsia in the LABAFRO Study Cycle (2021-2022). With this, this text acts as a document of scientific dissemination by a procedural and critical writing, fostering the application of decolonial thinking at the University and building a path of visibility for black and Afro-indigenous intellectuals in this country. | eng |
dc.description.abstract | El objetivo de este artículo es presentar los antecedentes, el proceso y los resultados de la instalación del Laboratorio Virtual de Arqueología y Relaciones Étnico-Raciales, como proyecto de extensión de la Universidad Federal de Sergipe. Este texto comienza con una descripción del proyecto y de las articulaciones necesarias para su existencia, luego presenta una breve historia del desarrollo de los estudios étnico-raciales en la educación superior en Brasil, para exponer las articulaciones realizadas en dos años con la intelectualidad negra en el Ciclo de Estudios del LABAFRO entre 2021 y 2022. Con esto, este artículo actúa como un documento de divulgación científica a través de una escritura procesual y crítica, fomentando la aplicación del pensamiento decolonial en la universidad y construyendo un camino de visibilidad de los intelectuales negros y afroindígenas en este país. | por |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Sociedade de Arqueologia Brasileira | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista de Arqueologia | pt_BR |
dc.subject | Projeto de extensão | por |
dc.subject | Pensamento decolonial | por |
dc.subject | Intelectualidade negra | por |
dc.subject | Extension project | eng |
dc.subject | Decolonial thinking | eng |
dc.subject | Black intellectuality | eng |
dc.subject | Proyecto de extensión | spa |
dc.subject | Pensamiento decolonial | spa |
dc.subject | Intelectualidad negra | spa |
dc.title | O projeto de extensão do Laboratório Virtual de Arqueologia e relações étnico-raciais: uma proposta decolonial no ensino superior | pt_BR |
dc.title.alternative | Extension project of the Virtual Laboratory of Archaeology and ethnic-racial relations: a decolonial proposal on higher education | eng |
dc.title.alternative | El proyecto de extensión del laboratorio virtual de arqueología y relaciones étnico-raciales: una propuesta decolonial en la educación superior | spa |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.identifier.license | Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0) | pt_BR |
dc.description.resumo | O objetivo deste artigo é apresentar os antecedentes, o processo e os resultados da instalação do Laboratório Virtual de Arqueologia e Relações Étnico-Raciais, um projeto de extensão na Universidade Federal de Sergipe. O texto inicia com a descrição do projeto e as articulações necessárias para sua existência; em seguida, um breve histórico do desenvolvimento dos estudos étnico-raciais no ensino superior no Brasil, apresentando as articulações realizadas em dois anos com a intelectualidade negra no Ciclo de Estudos do LABAFRO, entre 2021 e 2022. Com isso, esse texto atua como um documento de divulgação científica através de uma escrita processual e crítica, fomentando a aplicação do pensamento decolonial na universidade e construindo um caminho de visibilidade dos intelectuais negros e afroindígenas desse país. | pt_BR |
dc.description.local | Teresina | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DARQ - Artigos de periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LaboratorioVirtualArqueologiaRelacoesEtnicoRaciais.pdf | 261,38 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.