Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22698
Tipo de Documento: | Dissertação |
Título: | O uso de plataformas digitais como recurso para o ensino da função polinomial de 2° grau |
Autor(es): | Lima, Karine da Silva |
Data do documento: | 27-Fev-2025 |
Orientador: | Charlot, Veleida Anahí Capua da Silva |
Resumo: | O presente trabalho investiga a aplicação de ferramentas digitais no ensino da Função Polinomial de 2° grau, com foco no currículo de Sergipe e as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular - BNCC. Diante dos desafios e limitações enfrentados pelos professores na implementação dessas tecnologias em suas práticas pedagógicas, destacando as barreiras pedagógicas e estruturais que dificultam sua adoção eficaz, busca-se responder à seguinte questão: como os recursos digitais podem ser utilizados para ensinar a equação do 2° grau no contexto do currículo de Sergipe, conforme as diretrizes da BNCC?. Para isso, o estudo analisa como as plataformas Khan Academy, Google e GeoGebra podem ser utilizadas para facilitar o ensino de matemática, oferecendo um aprendizado mais dinâmico e interativo, alinhado às competências consideradas pela BNCC. O objetivo principal é explorar a integração de tecnologias digitais no ensino da Função Polinomial de 2° grau, a fim de proporcionar um ensino mais significativo, acessível e inclusivo aos alunos, além de desenvolver habilidades essenciais para o século XXI, como o pensamento crítico e a resolução de problemas. Os resultados mostraram que a capacitação docente e o uso adequado das ferramentas digitais podem transformar o ensino da matemática, tornando-o mais relevante e conectado ao cotidiano dos estudantes, e a abordagem tradicional da função polinomial do 2º grau enfatizando conceitos algébricos e métodos resolutivos, sem explorar adequadamente abordagens dinâmicas e interativas pode influenciar no aprendizado mais significativo para os alunos. Em última análise, a dissertação expôs um caminho para uma educação mais inclusiva e equitativa, capaz de atender às necessidades dos alunos e preparar os jovens para um mundo digitalizado e interconectado. |
Abstract: | The present work investigates the application of digital tools in the teaching of the Polynomial Function of the 2nd degree, focusing on the curriculum of Sergipe and the guidelines of the National Common Curricular Base - BNCC. In view of the challenges and limitations faced by teachers in the implementation of these technologies in their pedagogical practices, highlighting the pedagogical and structural barriers that hinder their effective adoption, we seek to answer the following question: how can digital resources be used to teach the 2nd degree equation in the context of the Sergipe curriculum, according to the BNCC guidelines?. To this end, the study analyzes how the Khan Academy, Google and GeoGebra platforms can be used to facilitate the teaching of mathematics, offering more dynamic and interactive learning, aligned with the competencies considered by the BNCC. The main objective is to explore the integration of digital technologies in the teaching of the 2nd degree Polynomial Function, in order to provide a more meaningful, accessible and inclusive teaching to students, in addition to developing essential skills for the 21st century, such as critical thinking and problem solving. The results showed that teacher training and the proper use of digital tools can transform the teaching of mathematics, making it more relevant and connected to the daily lives of students, and the traditional approach of the polynomial function of the 2nd degree emphasizing algebraic concepts and problem-solving methods, without properly exploring dynamic and interactive approaches can influence more meaningful learning for students. Ultimately, the dissertation laid out a path to a more inclusive and equitable education capable of meeting the needs of students and preparing young people for a digitized and interconnected world. |
Palavras-chave: | Matemática Ensino médio Base Nacional Comum Curricular (BNCC) Software educacional Ensino de Matemática Ferramentas digitais Função polinomial de 2° grau Tecnologias educacionais Mathematics teaching Digital tools 2nd degree polynomial function Educational technologies |
área CNPQ: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Programa de Pós-graduação: | Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática |
Citação: | LIMA, Karine da Silva. O uso de plataformas digitais como recurso para o ensino da função polinomial de 2° grau. 2025. 70 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) — Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2025. |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22698 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
KARINE_SILVA_LIMA.pdf | 1,57 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.