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dc.contributor.authorAlves, Maria José Barreto-
dc.date.accessioned2025-07-14T18:34:03Z-
dc.date.available2025-07-14T18:34:03Z-
dc.date.issued2025-05-30-
dc.identifier.citationALVES, Maria José Barreto. As percepções docentes sobre os saberes dos estudantes no Programa de Correção de Fluxo Sergipe na Idade Certa - PROSIC. 2025. 149 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) — Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22699-
dc.description.abstractThe present study aims to analyze the pedagogical proposal of the State Program for Flow Correction Sergipe na Idade Certa (ProSIC), establishing a relationship between the specific and flexible curriculum proposed and the essential knowledge indicated by the teachers working in the program. This qualitative research adopts a multipaper format, consisting of the production of three articles and the development of an interdisciplinary activity notebook based on the skills identified by the teachers, seeking to identify the essential competencies for completing elementary education in the early years, in accordance with ProSIC guidelines. The first article consists of a comprehensive literature review on the topics of Curriculum and Flow Correction, followed by a critical analysis of the main approaches and contributions present in the literature. The second article examines the educational public policies in Sergipe that guarantee students' access and permanence, focusing on the implementation and impact of ProSIC in the state context. The third article presents a field study conducted with teachers from a state school that has ProSIC classes, seeking to identify the knowledge and skills considered indispensable by educators for students' development. Although each article has its own specific objectives and is autonomous in its approach, the three texts are interconnected, forming a cohesive set that aims not only to understand but also to improve the pedagogical practices adopted in ProSIC. Ultimately, the research culminates in the production of an educational material (activity notebook) developed in collaboration with teachers, with the goal of guiding teaching practices and strengthening learning in flow correction classes.por
dc.languageporpt_BR
dc.subjectCiênciapor
dc.subjectEstudo e ensinopor
dc.subjectConhecimentopor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectProgramas de aprendizadopor
dc.subjectProfessorespor
dc.subjectParticipação no desenvolvimento curricularpor
dc.subjectConhecimentos essenciaispor
dc.subjectCorreção de fluxopor
dc.subjectEnsino de ciênciaspor
dc.subjectPrática docentepor
dc.subjectEssential knowledgeeng
dc.subjectFlow correctioneng
dc.subjectScience teachingeng
dc.subjectTeaching practiceeng
dc.titleAs percepções docentes sobre os saberes dos estudantes no Programa de Correção de Fluxo Sergipe na Idade Certa - PROSICpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Epoglou, Alexandra-
dc.description.resumoO presente estudo tem como objetivo central analisar a proposta pedagógica do Programa Estadual de Correção de Fluxo Sergipe na Idade Certa (ProSIC), estabelecendo uma relação entre o currículo específico e flexível proposto e os conhecimentos essenciais indicados pelos professores que atuam no programa. Esta pesquisa qualitativa adota o formato multipaper, com a produção de três artigos e a elaboração de um caderno de atividades interdisciplinar a partir das habilidades apontadas pelos docentes, visando identificar as competências essenciais para a conclusão do ensino fundamental nos anos iniciais, conforme as diretrizes do ProSIC. O primeiro artigo consiste em um levantamento bibliográfico abrangente sobre os temas de Currículo e Correção de Fluxo, seguido de uma análise crítica das principais abordagens e contribuições presentes na literatura. O segundo artigo investiga as políticas públicas educacionais em Sergipe que garantem o acesso e permeância dos estudantes, com ênfase na implementação e nos impactos do ProSIC no contexto estadual. Já o terceiro artigo é uma pesquisa de campo realizada com professores de uma escola da rede estadual que possui turmas do ProSIC, buscando identificar quais conhecimentos e habilidades são considerados indispensáveis pelos docentes para o desenvolvimento dos estudantes. Embora cada artigo tenha seus próprios objetivos específicos e seja autônomo em sua abordagem, os três textos estão interligados, formando um conjunto coeso que busca não apenas compreender, mas também aprimorar as práticas pedagógicas adotadas no ProSIC. Ao final, a pesquisa culmina na produção de um material didático (caderno de atividades), o qual foi elaborado em colaboração com os professores, a fim de orientar a prática docente e fortalecer o ensino nas turmas de correção de fluxo.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
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