Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22712
Tipo de Documento: Artigo
Título: Look, think and maker: ensino remoto digital nas humanidades nos tempos de pandemia da Covid-19
Título(s) alternativo(s): Look, think and maker: digital remote teaching in the humanities in times of the Covid-19 pandemic
Autor(es): Mello, Janaina Cardoso de
Jesus, Priscila Maria de
Data do documento: Jun-2024
Resumo: O texto contém a experiência de ensino online durante apandemia de Covid-19. Ao longo deum mês ministrou-se a disciplina optativa “Museologia e Tecnologias da Informação e Comunicação” nas graduações em Museologia, História, Turismo, Biblioteconomia e Direito, referente ao semestre especial 2019.4, na Universidade Federal de Sergipe. Como objetivo geral busca-se apresentar uma metodologia ativa, criada no contexto do ensino remoto emergencial (ERE), como vetor interdisciplinar de aplicação tecnológica digital na interface colaborativa entre Museologia, História e Patrimônio Cultural. A metodologia qualitativa adotada constitui uma narrativa descritiva, delineando de forma sistêmica as referências, métodos e etapas do processo de construção e análise da disciplina.Apartir do uso de ferramentas interativas e integradoras, os conteúdos foram compartilhados de forma dialógica, criativa, autônoma e dinâmica comuma metodologia elaborada especificamente para as aulas, denominada “Look, Think and Maker” (LTM). O arcabouço teórico compreendeu os trabalhos de Ee Hui Li and Soon Hin Hew (2017), David McConnell (2017), John Demuyakor (2020), Mohammed Abdullatif Almulla (2020), Nathália Savione Machado e João Mattar (2020) dentre outros. O registro das estratégias pedagógicas de superação das adversidades no período de distanciamento social na emergência sanitária, permite historicizar não apenas um tempo histórico recente, mas as soluções alternativas para manutenção da saúde mental e o desenvolvimento do ensino-aprendizagem de modo participativo, humanizado e colaborativo.Além de preparar os discentes para os futuros semestres que ocorreram online, também foram fornecidos subsídios para a formação profissional destinada a um mundo cada vez mais digital.
Abstract: The text describes the experience of online teaching during the Covid-19 pandemic. Over the course of a month, the elective course "Museum Studies and Information and Communication Technologies" was taught to undergraduate students in Museology, History, Tourism, Library Science, and Law, for the special semester 2019.4 at the Federal University of Sergipe. The general objective is to present an active methodology, developed in the context of emergency remote teaching (ERT), as an interdisciplinary vector for digital technological application in the collaborative interface between Museology, History, and Cultural Heritage. The qualitative methodology adopted constitutes a descriptive narrative, systematically outlining the references, methods, and stages of the course's construction and analysis process. Using interactive and integrative tools, the content wasshared dialogically, creatively, autonomously, and dynamically with a methodology specifically designed for the classes, called "Look, Think and Maker" (LTM). The theoretical framework included the works of Ee Hui Li and Soon Hin Hew (2017), David McConnell (2017), John Demuyakor (2020), Mohammed Abdullatif Almulla (2020), Nathália Savione Machado and João Mattar (2020), among others. Recording pedagogical strategies to overcome adversities during the period of social distancing in the health emergency allows for the historicization not only of a recent historical time but also of alternative solutions for maintaining mental health and fostering participatory, humanized, and collaborative teaching and learning. In addition to preparing students for future online semesters, subsidies were also provided for professional training geared towards an increasingly digital world.
Palavras-chave: Metodologias ativas
Museologia
Patrimônio cultural
Pandemia
Tecnologias digitais
Active methodologies
Museology
Cultural heritage
Pandemic
Digital technologies
ISSN: 2358-1840
Parte de : Perspectivas em Diálogo
Idioma: por
Instituição/Editora: Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (PPGPE/UFMS)
Citação: MELLO, J. C.; JESUS, P. M. Look, think and maker: ensino remoto digital nas humanidades nos tempos de pandemia da Covid-19. Perspectivas em Diálogo, Naviraí, v. 11, n. 27, p. 415-438, abr./jun. 2024. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/19902/14287. Acesso em: 17 jul. 2025.
Licença: Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0)
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22712
Aparece nas coleções:DHI - Artigos de periódicos
PPGED - Artigos de periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EnsinoRemotoDigitalHumanidadesPandemia.pdf417,17 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.