Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22725
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCorreia, Ana Claudia Kanesaki-
dc.date.accessioned2025-07-21T13:54:58Z-
dc.date.available2025-07-21T13:54:58Z-
dc.date.issued2024-08-29-
dc.identifier.citationCORREIA, Ana Claudia Kanesaki. Os elos entre a questão agrária e a questão racial no contexto de expansão do agronegócio no campo brasileiro. 2024. 203 f. Dissertação (Mestrado Interdisciplinar em Cinema e Narrativas Sociais) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22725-
dc.description.abstractThis dissertation aims to analyze the representation of country women in films directed by Amácio Mazzaropi, with the general objective of contextualizing the constituent elements of this country female representation. This analysis incorporates a representative sample of Mazzaropi's filmography, with emphasis on the films Jeca Tatu (1959), Jeca e a Freira (1968), Um Caipira em Bariloche (1973) and A Banda das Velhas Virgens (1979). We seek to understand the complexity of the female figure in the universe of the selected films. The dissertation carries out a film analysis, based on the theories of Jacques Aumont (2009) and Marie (2009), attentive to the issues of cinematographic language, with Joseph Mascelli (2019), semiotic elements with Ferdinand de Saussure (2012), [1916], in addition to the themes of representation from Francis Bacon (1979), [1620], Michael Foucault (2002), [1966] and Stuart Hall (1992 - 2016), intersectionality with Kimberlé Crenshaw (2002) and Akotirene (2019), and caipira culture with Cornélio Pires (2002), Cascudo (2005), Candido (2017) and Darcy Ribeiro (2023). This approach was based on the use of still frames, which allowed for the identification of nuances in the representation of women across different social contexts, with a broad perspective of highlighting the relevance of director Amácio Mazzaropi as a significant figure in the country cinema scene. Finally, the research contributed to providing critical perspectives and reflections on the correlation between cinematographic representations, social, cultural and gender issues. That's why, we highlight the importance of cinema as an instrument not only for entertainment but also for the construction of knowledge, reflection, and the elaboration of narratives that shape collective identities and social understandings.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectMulheres no cinemapor
dc.subjectCinema - Brasilpor
dc.subjectInterseccionalidadepor
dc.subjectAnálise fílmicapor
dc.subjectMulher caipirapor
dc.subjectRepresentação cinematográficapor
dc.subjectIntersectionalityeng
dc.subjectFilm analysiseng
dc.subjectWoman caipiraeng
dc.subjectCinematographic representationeng
dc.titleCinema caipira: a representação da mulher nos filmes de Mazzaropipt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Bonfim, Luís Américo Silva-
dc.description.resumoEsta dissertação tem como proposta a análise da representação da mulher caipira nos filmes dirigidos por Amácio Mazzaropi, com o objetivo geral de contextualizar os elementos constituintes dessa representação feminina caipira. Esta análise incorpora uma amostra representativa da filmografia de Mazzaropi, com destaque para os filmes Jeca Tatu (1959), Jeca e a Freira (1968), Um Caipira em Bariloche (1973) e A Banda das Velhas Virgens (1979). Buscamos compreender a complexidade da figura feminina no universo dos filmes selecionados. A dissertação realiza uma análise fílmica, a partir das teorias de Jacques Aumont (2009) e Marie (2009), atenta às questões da linguagem cinematográfica, com Joseph Mascelli (2019), elementos semióticos com Ferdinand de Saussure (2012), [1916], além dos temas da representação a partir de Francis Bacon (1979), [1620], Michael Foucault (2002), [1966] e Stuart Hall (1992 – 2016), interseccionalidade com Kimberlé Crenshaw (2002) e Akotirene (2019), e cultura caipira com Cornélio Pires (2002), Cascudo (2005), Candido (2017) e Darcy Ribeiro (2023). Esta abordagem foi fundamentada na utilização de frames, permitindo a identificação das nuances da representação da mulher em diferentes contextos sociais, na perspectiva abrangente de ressaltar a relevância do diretor Amácio Mazzaropi enquanto figura significativa no cenário do cinema caipira. Ao fim, a pesquisa proporcionou uma contribuição de disponibilizar perspectivas críticas e reflexões sobre a correlação entre as representações cinematográficas e questões sociais, culturais e de gênero. Destarte, destacamos a importância do cinema como instrumento não apenas de entretenimento, mas também na construção do conhecimento, reflexão e elaboração de narrativas que moldam identidades coletivas e compreensões sociais.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação Interdisciplinar em Cinemapt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMApt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Interdisciplinar em Cinema e Narrativas Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANA_CLAUDIA_KANESAKI_CORREIA.pdf4,31 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.