Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22726
Tipo de Documento: | Artigo |
Título: | Horta escolar: uma prática educativa interdisciplinar no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe |
Título(s) alternativo(s): | School garden: an interdisciplinary educational practice at the Colégio de Aplicação of Universidade Federal de Sergipe Huerto escolar: una práctica educativa interdisciplinaria en el Colégio de Aplicação de la Universidade Federal de Sergipe |
Autor(es): | Jesus, Robson Andrade de Soares, Maria José Nascimento Costa, Jailton de Jesus Silva, André Vinícius Bezerra de Andrade |
Data do documento: | 2023 |
Resumo: | Hortas escolares agregam os diferentes saberes e proporcionam práticas educativas que viabilizam a imersão de estudantes em seu meio social e ambiental. O objetivo deste artigo foianalisar como ocorreu a implementação da prática educativa do projeto Horta Orgânica do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe, entre 2015 e 2019, por meio da interdisciplinaridade, a partir de uma abordagem qualitativa, com dados oriundos de depoimentos disponibilizados por docentes e discentes da Educação Básica, discentes do Ensino Superior e técnicos administrativos, analisados segundo Bardin (2011). Os resultados apontaram que, mesmo havendo integração de disciplinas durante ações do projeto, é necessário destinar um olhar à valorização da natureza, ao incentivo em conservar a biodiversidade, respeitando os seus limites. |
Abstract: | School gardens bring together different knowledge and provide educational practices that enable students to immerse themselves in their social and environmental environment. The objective of this article is to analyze how the educational practice of the OrganicGardenproject of the Colégio de Aplicação of the Universidade Federal de Sergipewas implemented, between 2015 and 2019,through interdisciplinarity, using a qualitative approach with data from testimonials made available by teachers and students of Basic Education, students of Higher Education and administrative technicians, analyzed according to Bardin (2011). The results showed that, although there was integration of disciplines during project actions, it is necessary to focus on the appreciation of nature and encouragethe conservation of biodiversity while respecting its limits. Huertos escolares combinan los diferentes tipos de conocimientos y proporcionan prácticas educativas que permiten a los alumnos sumergirse en su entorno social y ambiental. El objetivo de este artículo es analizar cómo ocurrió la implementación de la práctica educativa del proyecto Huerto Orgánico del Colégio de Aplicação de la Universidade Federal de Sergipe, entre 2015 y 2019, a través de la interdisciplinariedad, desde un enfoque cualitativo, con datos de testimonios puestos a disposición por un docentes y estudiantes de Educación Básica, estudiantes de Educación Superior y técnicos administrativos, analizados según Bardin (2011). Los resultados mostraron que, aún con la integración de disciplinas durante las acciones del proyecto, es necesario enfocarse en valorar la naturaleza, incentivando la conservación de la biodiversidad, respetando sus límites. |
Palavras-chave: | Horta orgânica Educação básica Valorização da natureza Agenda 2030 Organic garden Basic education Appreciation of nature Huerto orgánico Educación básica Valoración de la naturaleza |
ISSN: | 2446-6549 |
Parte de : | InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade |
Idioma: | por |
Instituição/Editora: | Meio-norte - Grupo de Estudos e Pesquisas Geográficos e Interdisciplinares |
Citação: | JESUS, R. A. et al. Horta escolar: uma prática educativa interdisciplinar no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe. InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade, Grajaú, v. 9, n. 2, p. 1-18, 2023. Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/interespaco/article/view/21149/12861. Acesso em: 21 jul. 2025. |
Licença: | Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22726 |
Aparece nas coleções: | DED - Artigos de periódicos PRODEMA - Artigos de periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
HortaEscolarPraticaEducativaCODAP.pdf | 964,12 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.