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dc.contributor.authorNogueira, Yasmin de Freitas-
dc.contributor.authorReis, Luisa Magaly Santana Oliveira-
dc.date.accessioned2025-07-21T17:22:43Z-
dc.date.available2025-07-21T17:22:43Z-
dc.date.issued2023-12-
dc.identifier.citationNOGUEIRA, Y. F.; REIS, L. M. S. O. Criar e contra-narrar metodologias de pesquisa e processos de criação não hegemônicos em Artes Visuais na Universidade Federal de Sergipe e Universidade Federal da Bahia. InterEspaço: Revista Apotheke, Florianópolis, v. 9, n. 3, p. 125-137, dez. 2023. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/23890/16560. Acesso em: 21 jul. 2025.pt_BR
dc.identifier.issn2447-1267-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22727-
dc.description.abstractThis article arises from the exchange of experiences between two professors of the college degree at the Federal University of Bahia and Federal University of Sergipe. Debates different pedagogical practices in the teaching of the visual arts that contemplate anti-colonial and intersectional counter-narratives, considering several markers of difference, not dissociating the different subordination axes, as race, class and sexuality to think about academic research and creation processes in Visual Arts. This text reflects how the practices and readings of the writings by Grada Kilomba, bell hooks, Nêgo Bispo, Luiz Antônio Simas, Luiz Rufino, Kimberlé Crenshaw and Patrícia Hill Collins influence the construction of methodologies for reflection, discussion and production crossed by themes understood as dissident. In this way, they propose a critical look at the curricular components Research Methodology in Visual Arts and Ceramic I and II.eng
dc.description.abstractEl presente artículo ha nascido del intercambio de experiencias entre dos profesoras del magisterio superior correspondiente a la Universidad Federal de Sergipe y Universidad Federal de Bahía, busca debatir diferentes prácticas pedagógicas en la enseñanza de las artes visuales que contemplan contra-narraciones anti-coloniales y interseccionales, considerando los diversos marcadores de diferencia, no disociando los diferentes ejes de subordinación, como la raza, clase y sexualidad para pensar la investigación académica y procesos de creación en Artes Visuales en el ámbito de grado. Reflexiona cómo las prácticas y lecturas de los textos de Grada Kilomba, bell hooks, Nêgo Bispo, Luiz Antônio Simas, Luiz Rufino, Kimberlé Crenshaw e Patrícia Hill Collins influencian la construcción de metodologías dirigidas a la reflexión, discusión y producción atravesada por temáticas entendidas como disidentes. De esta manera, proponen una mirada crítica a los componentes curriculares Metodología de la Investigación en Artes Visuales y Cerámica I y II.spa
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Artes Visuais da Universidade do Estado de Santa Catarina (PPGAV/UDESC)pt_BR
dc.relation.ispartofRevista Apothekept_BR
dc.subjectPesquisa nas Artes Visuaispor
dc.subjectEnsino não hegemônicopor
dc.subjectMetodologia de pesquisapor
dc.subjectProcessos de criaçãopor
dc.subjectVisual Arts Researcheng
dc.subjectNon-hegemonic teachingeng
dc.subjectResearch Methodologyeng
dc.subjectCreation processeseng
dc.subjectInvestigación en Artes Visualesspa
dc.subjectEducación no hegemónicaspa
dc.subjectMetodología de investigaciónspa
dc.subjectProcesos de creaciónpor
dc.titleCriar e contra-narrar metodologias de pesquisa e processos de criação não hegemônicos em Artes Visuais na Universidade Federal de Sergipe e Universidade Federal da Bahiapt_BR
dc.title.alternativeCreate and counter-narrate research methodologies and non-hegemonic creation processes in Visual Arts at the Federal University of Sergipe and Federal University of Bahiaeng
dc.title.alternativeCrear y contranarrar metodologías de investigación y procesos de creación no hegemónicos en Artes Visuales en la Universidad Federal de Sergipe y la Universidad Federal de Bahíaspa
dc.typeArtigopt_BR
dc.identifier.licenseCreative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0)pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo nasce da troca de experiências entre duas docentes do Magistério Superior, lotadas na Universidade Federal da Bahia e Universidade Federal de Sergipe, busca debater diferentes práticas pedagógicas no ensino das artes visuais que contemplam contra-narrativas anticoloniais e interseccionais, considerando os diversos marcadores de diferença, não dissociando os diferentes eixos de subordinação, como raça, classe e sexualidade para pensar a pesquisa acadêmica e processos de criação em Artes Visuais no âmbito da graduação. Reflete como as práticas e leituras dos textos de Grada Kilomba, bell hooks, Nêgo Bispo, Luiz Antônio Simas, Luiz Rufino, Kimberlé Crenshaw e Patrícia Hill Collins influenciama construção de metodologias voltadas à reflexão, discussão e produção atravessadas por temas compreendidos como dissidentes. Desse modo, propõem um olhar crítico para os componentes curriculares Metodologia da Pesquisa em Artes Visuais e Cerâmica I e II.pt_BR
dc.description.localFlorianópolispt_BR
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