Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22730
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPedrosa, Cleide Emília Faye-
dc.date.accessioned2025-07-21T18:57:27Z-
dc.date.available2025-07-21T18:57:27Z-
dc.date.issued2024-12-
dc.identifier.citationPEDROSA, C. E. F. Influência de línguas em contato: análise de produções escritas em língua portuguesa como L2 de candidatos surdos ao ensino superior no Brasil. Revista ENTRELETRAS, Araguaína, v. 15, n. 3, p. 343-362, set./dez. 2024. Disponível em: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/8486/22585. Acesso em: 21 jul. 2025.pt_BR
dc.identifier.issn2179-3948-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22730-
dc.description.abstractAfter the opening of the graduation in Libras (Brazilian Sign Language) at Brazilian Federal Institutions, access for the deaf is granted by the quotas system. Our objective is to identify the influence of languages in contact in deaf candidates’ compositions written in Portuguese(PL) as L2 to enter higher education. We worked with the texts submitted to the special entrance exam of the Federal University of Sergipe. We based our analysis on Systemic-Functional Grammar. Consequently, we support the influence of languages on contacts, but mainly the idea that linguistic minorities need to achieve the social equity we have excessively theorized.eng
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Linguística e Literatura da Universidade Federal do Norte do Tocantins (PPGLLIT/UFNT)pt_BR
dc.relation.ispartofRevista ENTRELETRASpt_BR
dc.subjectCurso de letras libraspor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectGramática sistêmico-funcionalpor
dc.subjectLínguas em contatopor
dc.subjectSurdospor
dc.subjectGraduation in libraseng
dc.subjectHigher educationeng
dc.subjectSystemic-functional grammareng
dc.subjectLanguages in contacteng
dc.subjectDeafeng
dc.titleInfluência de línguas em contato: análise de produções escritas em língua portuguesa como L2 de candidatos surdos ao ensino superior no Brasilpt_BR
dc.title.alternativeInfluence of languages on contacts: analysis of productions written in portuguese language as L2 of deaf candidates for higher education in Brazileng
dc.typeArtigopt_BR
dc.identifier.licenseCreative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0)pt_BR
dc.description.resumoApós a abertura de cursos de Letras Libras em Instituições Federais, o acesso dossurdostem sido por meio de cotas. Para este artigo, cujo objetivo é identificar a influência das línguas em contato nas produções escritas em Língua Portuguesa (LP) como L2 de candidatos surdos para ingresso no ensino superior, trabalhamoscom os textos produzidos por candidatos surdossubmetidos ao vestibular especial da Universidade Federal de Sergipe.Referendamosas análisesnaGramática Sistêmico-Funcional. Como resultado,respaldamosa influência de línguas em contato, porém, principalmente, a reflexão de que as minorias linguísticas precisam alcançar a equidade social que tanto teorizamos.pt_BR
dc.description.localAraguaínapt_BR
Aparece nas coleções:DELI - Artigos de periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AnaliseProducoesEscritasCandidatosSurdosEnsinoSuperior.pdf884,03 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.