Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22731
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Alana da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2025-07-22T12:58:02Z | - |
dc.date.available | 2025-07-22T12:58:02Z | - |
dc.date.issued | 2025-03-13 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Alana da Silva. Depressão na infância e a terapia ocupacional: uma revisão narrativa. Monografia (Graduação em Terapia Ocupacional) – Departamento de Terapia Ocupacional, Universidade Federal de Sergipe, Lagarto, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22731 | - |
dc.description.abstract | Childhood depression, often underdiagnosed, has significant impacts on children's cognitive, emotional and social development, which can compromise their quality of life and participation in daily activities. Occupational therapy, with its person-centered approach and occupational engagement, can contribute to promoting children's mental health, promoting autonomy and well-being through meaningful activities. Therefore, the present study aimed to discuss childhood depression and the role of occupational therapy in the treatment and management of this condition, through a narrative review, based on publications from the last 20 years. The results highlight the scarcity of occupational therapy studies with this population, in addition to the importance of expanding public policies aimed at children and adolescent mental health. | eng |
dc.language | por | pt_BR |
dc.subject | Depressão infantil | por |
dc.subject | Terapia Ocupacional | por |
dc.subject | Saúde mental infantil | por |
dc.subject | Child depression | eng |
dc.subject | Occupational Therapy | eng |
dc.subject | Child mental health | eng |
dc.title | Depressão na infância e a terapia ocupacional: uma revisão narrativa | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Soares, Erika Hiratuka | - |
dc.description.resumo | A depressão infantil, muitas vezes subdiagnosticada, apresenta impactos significativos no desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças, podendo comprometer sua qualidade de vida e participação em atividades diárias. A terapia ocupacional, com sua abordagem centrada na pessoa e no engajamento ocupacional, pode contribuir para a promoção da saúde mental infantil, favorecendo a autonomia e o bem-estar por meio de atividades significativas. Diante disso, o presente estudo teve por objetivo discutir a depressão na infância e o papel da terapia ocupacional no tratamento e manejo dessa condição, por meio de uma revisão narrativa, baseada em publicações dos últimos 20 anos. Os resultados evidenciam a escassez de estudos da terapia ocupacional com esse público, além da importância da ampliação das políticas públicas voltadas para a saúde mental infantojuvenil. | pt_BR |
dc.publisher.department | DTOL - Departamento de Terapia Ocupacional – Lagarto - Presencial | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL | pt_BR |
dc.publisher.initials | Universidade Federal de Sergipe | pt_BR |
dc.description.local | Lagarto, SE | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Terapia Ocupacional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Alana_Silva_Santos.pdf | 325,89 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.